Quase um ano que o home office tomou conta da sua rotina e, ainda assim, com a correria, fica difícil se organizar?
Para te ajudar, separamos 3 dicas muito valiosas, que vão te fazer indagar: como não pensei nisso antes? Com as altas demandas do “novo normal” na Gestão Pública, nem sempre dá tempo de parar e analisar quais atitudes podem melhorar seu home office. Mas fizemos isso para você. Confira, aplique em sua casa e nos conte a experiência!
#1 Anote sua rotina de horários
A princípio, a questão de horários parece algo muito fácil de lidar. Mas não, não se engane! Como você está trabalhando de casa, ao lembrar de uma tarefa doméstica, parece bem prático se levantar e resolver. Fuja da tentação! O ideal é que você mantenha sua rotina como se estivesse de fato no seu ambiente de trabalho, ter isso em mente é fundamental que dê certo o home office na gestão pública. Anote (na agenda do computador, aplicativo para organização de tempo e tarefas ou num caderno mesmo) e estabeleça horários para todas as atividades. Você pode, inclusive, usar a Técnica Pomodoro, em que divide o tempo em “fatias” de 25 minutos, com pausas de 5 a 10 minutos entre elas. Neste descanso, vale até molhar as plantas antes daquela reunião delicada. Mas cumpra o horário previsto no seu cronograma! Senão, toda calma que você alcançou irá embora em segundos.
#2 Organize seu local de expediente
Agora que você organizou seus horários e definiu exatamente tudo o que fará por dia, chegou o momento de dar “um tapa” em seu local de trabalho. Não é porque está em casa que deve deixar tudo de qualquer jeito. Não, não! Aja como se fosse receber a visita de alguém do escritório a qualquer momento. Tenha disciplina, no sentido mais rigoroso da palavra! Acredite, um local todo bagunçado, cheio de objeto que não condiz com o trabalho, atrapalha sua concentração e sensação de bem estar.
#3 Planeje o dia seguinte
Percebeu que organização é a palavra-chave para otimizar seu home office na gestão pública, né? Partindo disso, seu tempo estará mais encaixado nas tarefas profissionais e pessoais que você precisa dar conta ao longo do dia. Então, quando estiver para encerrar seu expediente, já faça um planejamento dos compromissos de amanhã, para te dar mais segurança de como irá desenvolver as tarefas. Claro que imprevistos acontecem e você deve incluir também esse tipo de interrupção em seu planejamento. Se nada de mais acontecer, você fica com tempo maior para concluir o que já tinha programado.
Percebeu como pequenos detalhes fazem grande diferença em seu home office? Muitas vezes, servidores públicos estão com tanto foco em sentar, trabalhar e entregar as demandas que não se atentam para a necessidade de uma pausa, de ações que vão transformar positivamente o dia no teletrabalho e trazer mais produtividade.
Que tal mudar isso? Separe 5 minutos em sua nova agenda organizada para ler nossos conteúdos descomplicados sobre home office e se mantenha por dentro de todos os benefícios que essa modalidade, que veio para ficar, pode lhe oferecer. Confira!
Autor:
Viviani AlvesTags:
Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas