Um bom atendimento envolve comunicação e satisfação do público
Prestar um bom atendimento pode ser um tanto desafiador, quando levamos em consideração 2 elementos-chave para o seu sucesso: a comunicação e a satisfação do público.
Ambos são requisitos básicos para garantia da qualidade do atendimento. No caso da comunicação, é um processo que envolve transmitir a mensagem e interagir com alguém. Enquanto a satisfação do público significa se certificar de que as demandas da pessoa foram atendidas da melhor maneira.
Sabendo disso, confira a seguir 3 dicas para um bom atendimento:
- Conheça os tipos de atendimento
Estar informado sobre os tipos de atendimento é essencial para poder se comunicar de forma clara e assertiva, adaptando a linguagem em cada caso.
O que faz diferença em um atendimento telefônico, por exemplo, é saber ouvir com atenção para responder com as informações certas. Além, é claro, de tomar cuidado com o tom de voz, pois aqui a fala é o meio de comunicação principal.
Mais um tipo de atendimento comum é o presencial, em que o contato é direto, face a face. Nessa situação, investir tanto na linguagem verbal (discurso) quanto na não-verbal (postura e gestos) promove uma comunicação mais efetiva.
- Entenda as necessidades do seu público
Cada pessoa tem uma expectativa diferente quando procura um serviço, e ela se sente bem atendida no momento que o atendimento satisfaz suas demandas. Por isso, é importante compreender as necessidades de cada um.
Alguém com uma rotina corrida demanda um atendimento rápido. Enquanto uma pessoa com dificuldade de locomoção precisa de um atendimento que leve em conta a sua condição física.
- Ofereça um bom tratamento
Aposto que você já ouviu aquela frase “respeito é bom e todo mundo gosta”. Ela não só é verdadeira, como também é válida para o atendimento.
Tratar seu público com o devido respeito e educação são seus deveres! Porque de nada adianta resolver as necessidades da pessoa, se falta cortesia e gentileza na hora do atendimento.
Afinal, você se sente melhor após ser bem tratado e atendido com boa vontade, né?
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Autor:
Amanda Tiemi NakazatoTags:
Comunicação, Dicas, Excelência no Atendimento, Matérias