3 sinais de que sua equipe precisa de um treinamento à distância

Marina Macedo Rego

11 ago, 2020 ● 2 minutos

Separamos algumas dicas para você saber quando o EaD é necessário

Pare e reflita: você ou sua equipe estão precisando de um treinamento à distância? Veja abaixo 3 sinais que podem indicar que sim mesmo quando não levamos em consideração a necessidade de isolamento social causada pela Covid-19!

#1 – A agenda é um problema para a área de Treinamento & Desenvolvimento

Quando existe um tema a ser desenvolvido e o treinamento não é marcado por uma questão de calendário, o EaD pode ser um grande aliado. Há uma série de treinamentos à distância em que o responsável pelo controle do horário é o próprio aluno. Isso é especialmente interessante para capacitar equipes que tem um dia a dia bastante variado.

Veja um exemplo: perto do dia da prestação de contas do mês, quem trabalha no financeiro fica bastante ocupado, certo? Mas na semana anterior, em que a equipe do financeiro está mais livre, é a equipe de compras que está atribulada, pois deve repassar todo o detalhamento das aquisições mensais ao pessoal que cuida das finanças. Em casos desse tipo, pode ser difícil encontrar uma data adequada. Em um EaD com possibilidade de programação autônoma do aluno dentro de um determinado período de tempo, fica muito mais fácil garantir que cada equipe siga seu ritmo.

#2 - A grande quantidade de alunos é um empecilho

Está precisando capacitar muitas pessoas ao mesmo tempo? Isso encareceria o treinamento presencial? Você teria que marcar diversos encontros presenciais até que a equipe toda fosse treinada? Em situações do tipo, é bastante interessante considerar um EaD.

Vamos a mais um exemplo: muitas capacitações presenciais precisam de um limite do número de alunos para ocorrerem com qualidade. Imagina que você tenha que treinar 500 profissionais em um tipo de capacitação presencial que só aceita 30 alunos por turma. Seria preciso agendar 16 datas!  Nestes casos, disponibilizar um mês para toda a turma de 500 alunos se capacitar via EaD, não apenas facilita a logística como também acaba sendo mais rápido.

#3 – Minha equipe é capilarizada

Cada membro da sua equipe atua em um lugar? É difícil reunir todos no mesmo dia e no mesmo horário? E se cada um puder se conectar no treinamento via celular ou computador?

Para ilustrar esse caso, vamos a um último exemplo: imagina reunir todos os professores de uma diretoria de ensino para serem capacitados em um mesmo espaço e horário? Difícil né? Quando a turma atua em diferentes espaços, o EaD é uma boa saída, mesmo que ele ocorra com uma data e horário fixo, afinal, mesmo que o evento não seja flexível, é muito mais fácil se conectar via celular ou computador do que concentrar em um único local uma equipe dispersa.

 

Como você pôde ver, há uma série de situações que tornam o EaD uma boa escolha para desenvolver profissionais mesmo em um cenário sem isolamento social. E aí? Antes da pandemia sua realidade já se encaixava em algum desses sinais? Comenta com a gente e veja algumas soluções EaD do IBEGESP!