5 dicas para a construção da confiança na sua gestão

Isabela Montoro

09 mar, 2021 ● 5 minutos

A capacitação pode ser sua aliada nessa missão, gestor!

O desenvolvimento da liderança e de técnicas para gerir pessoas no serviço público tem ganhado cada vez mais a centralidade dos debates, principalmente com as mudanças abruptas no formato de trabalho provocadas pelo novo coronavírus.

No entanto, não é de hoje que os gestores dos órgãos públicos de todo o país compartilham sentimentos muito semelhantes quando o assunto é o exercício de suas lideranças. Acredite: frases como “Não tenho confiança para exercer um papel de líder” e “Me sinto perdido(a), sem um direcionamento” são mais comuns do que você imagina, e isso se aplica do Norte ao Sul do Brasil!

Uma das principais barreiras existentes quando se fala sobre esse assunto, é de que a liderança é uma habilidade que nasce com o indivíduo. Mas isso não é verdade e nós já falamos sobre o assunto neste artigo. O ato de liderar pode – e deve! – ser praticado e desenvolvido diariamente, vez que todos nós temos capacidade para inspirar pessoas e executar projetos.

Nesse sentido, é importante saber que existem alguns caminhos para que você se sinta mais confiante para exercer sua liderança e nós separamos 5 dicas para te ajudar! Vamos lá? ;-)

#1 Assuma que você não tem resposta para tudo e delegue 

Uma das principais questões enfrentadas pelos líderes é o fato de acharem que precisam ter uma resposta ou solução imediata para todas as situações que ocorrem no dia-a-dia de trabalho, o que acaba trazendo insegurança para você e sua equipe, gestor!

Ao invés de querer resolver tudo por conta e instantaneamente, que tal olhar para as habilidades e competências das pessoas lideradas e refletir sobre como cada uma delas pode se engajar e contribuir com a solução?

Conhecer as habilidades que possui – e também as que não possui – e delegar tarefas é um caminho essencial para que você e a sua equipe se desenvolvam profissionalmente e tenham mais confiança!

#2 Observe e dialogue com seus colaboradores 

Observar os seus colaboradores e as suas necessidades no ambiente de trabalho, bem como dialogar com empatia sobre expectativas, preocupações, opiniões e contextualizar as tarefas a serem realizadas pelos integrantes de sua equipe são passos essenciais para o exercício de uma gestão eficiente e humanizada.

Lembre-se: algumas questões e demandas que parecem ser óbvias e fáceis para você, podem não o ser para os membros da sua equipe. Nesse sentido, o diálogo nunca é demais e só tende a trazer benefícios à sua forma de liderar!

#3 Dê feedbacks e esteja aberto para recebê-los 

Um dos pontos essenciais para que os líderes e liderados se desenvolvam e adquiram mais confiança para realizar suas funções é por meio do feedback , afinal, as pessoas – inclusive você! – só vão saber onde estão errando se isso for comunicado a elas! Para tanto, você pode programar feedbacks mensais, bimestrais ou semestrais – a depender da maturidade da sua equipe.

Clique aqui e confira um artigo sobre liderança adaptativa, com dicas de outras ferramentas que te auxiliarão a liderar :-)

#4 Converse com outros líderes

Algo que pode te ajudar – e muito – a melhorar a sua confiança para exercer a liderança é a famosa “troca de figurinhas” com outros profissionais!

Compartilhar os seus desafios, inseguranças e dúvidas do dia-a-dia de trabalho com outros colegas é uma forma de ter acesso a outros modos de pensar e agir diante de determinadas situações e, o principal, de reconhecer que você não é o único a passar por dificuldades quando o assunto é liderar! Um apoio e tanto, né?

#5 Aprenda sobre liderança

Como ressaltamos lá no início do texto, a liderança é uma habilidade que se desenvolve e, para tanto, é necessário que você leia sobre o assunto e invista em capacitações! A troca entre professores e alunos dos cursos é muito rica e te proporcionará o aprendizado sobre novas formas de pensar, agir e exercer a sua liderança.

Nós sabemos que nem sempre os órgãos públicos detêm recursos financeiros suficientes para investir em capacitações para os seus servidores. Mas se tiver condições, invista você mesmo em sua carreira! Com certeza você já deve ter ouvido aquela famosa frase do Albert Einstein de que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento, certo?

O IBEGESP pode te ajudar!

Além de conteúdos especiais sobre Gestão de Pessoas, o IBEGESP possui soluções que podem auxiliar a construir a confiança na sua liderança, tal como a Orientação Dirigida, que ajuda na tomada de consciência sobre si e as diversas formas de liderar e conduzir o seu trabalho, sua produtividade, o seu tempo e as demandas que surgem  com a responsabilidade de seu cargo, gestor!

Por fim, conheça também as nossas soluções EaD, tal como o nosso curso “Gestão, Comunicação, Pessoas e Resultados”.

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