7 novas tendências na Gestão do Talento Humano

Anderson Karvelis

14 fev, 2023 ● 5 minutos

*Artigo de opinião

Confira o que é preciso para reter os novos talentos nas organizações

Em todas as organizações, a parte mais importante é o talento humano, pois é através dele que se consegue a execução e o desenvolvimento das estratégias vencedoras. Por isso, os responsáveis ​​pela gestão de recursos humanos também perceberam a necessidade de mudar e evoluir sua visão diante do importante desafio de atrair, selecionar e, principalmente, reter os talentos-chave nas organizações.

Para isso, é importante estar ciente de que a gestão de colaboradores hoje inclui atividades-chave e estratégias para a organização, alcançando um equilíbrio entre desenvolvimento profissional e humanização.

Para tanto, surgem algumas tendências em gestão de talentos humanos que os especialistas identificaram em organizações líderes:

1. Apoie o crescimento e desenvolvimento individual dos colaboradores

Um colaborador que sente que a organização em que trabalha se preocupa em vê-lo crescer, mantê-lo atualizado e oferecer-lhe formação contínua será um colaborador comprometido com os objetivos da organização, sabendo que também terá oportunidades para o seu desenvolvimento profissional dentro dela.

Invista em programas formais de treinamento e aprendizado para preparar sua equipe para avançar na carreira e adquirir novas habilidades e conhecimentos. Permita que eles realizem novas atividades, isso os ajudará a testar suas habilidades, desafiar a si mesmos, resolver novas situações e se sentir motivados a alcançar mais.

2. Crie uma cultura organizacional que estimule o engajamento

Outro fator importante para alcançar o comprometimento de cada colaborador é que eles conheçam e se identifiquem com a missão, visão e valores da organização, para que desta forma possam entender como o trabalho que realizam é ​​importante para a conquista de metas.

É essencial que as organizações promovam a criação de uma cultura organizacional orientada para a concretização de objetivos e valorização do esforço empenhado, mas sem descuidar da relevância de fazer com que os seus colaboradores sintam que estão contribuindo ativamente para o crescimento da organização, o que fomentará o seu sentimento de compromisso para com a mesma. Procure manter um ambiente de comunicação aberta e transmita aos colaboradores quando houver mudanças na missão, visão, valores ou estratégia da empresa.

3. Implemente esquemas alternativos de compensação

As políticas de remuneração e incentivos aos colaboradores evoluíram de uma parte da gestão de recursos humanos para um plano estratégico diferenciado de atração e retenção de talentos-chave.

Nesse sentido, é importante manter a mente aberta para as diversas alternativas que você pode oferecer aos seus colaboradores, principalmente levando em consideração que atualmente existem diferentes gerações convivendo no ambiente de trabalho e cada uma dá importância a diferentes fatores.

A nova abordagem da remuneração é que ela se torne uma recompensa total que inclua aspectos importantes como bem-estar integral, desenvolvimento profissional, reconhecimento do trabalho, além da remuneração financeira


4. Dê ao colaborador um maior nível de autonomia 

A ideia de motivar os colaboradores a participar ativamente da empresa é conhecida como “empowerment”. Isso significa dar ao colaborador mais liberdade para tomar decisões no desempenho de seu cargo. 

Dar poder à sua equipe de trabalho significa dar-lhe informação, autoridade, conhecimento e reconhecimento do seu trabalho, o que aumentará a sua motivação no desempenho de suas atividades. Se seus colaboradores estiverem treinados para enfrentar qualquer situação e tomar decisões a favor da organização, você estará gerando um diferencial competitivo.

5. Implemente um modelo de coaching constante

Para que o colaborador melhore e eleve o seu desempenho, é necessário que receba um feedback periódico e formal sobre o que faz bem e as áreas de oportunidade que existem no seu desempenho para que possa reforçar comportamentos positivos e modificar comportamentos negativos.

Também é importante que esse processo seja constante, ou seja, que faça parte da cultura da organização. Isso para oferecer um acompanhamento oportuno e alcançar efetivamente o crescimento esperado do funcionário por meio do programa abrangente de coaching ou mentoring e poder ver os resultados dentro de um determinado período.

6. Estabeleça propósitos e metas que orientem as atividades dos colaboradores

É fundamental que exista uma cultura de estabelecer e atingir objetivos na organização, estes devem estar diretamente relacionados com a missão e visão da mesma. O principal objetivo de estabelecer e definir metas é que sua equipe esteja motivada por ter uma orientação clara do que a organização espera dela e por saber que o esforço que colocam em suas atividades é parte importante para atingir os objetivos da organização.

7. Forneça aos colaboradores um equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é uma tendência que vem crescendo nas organizações há alguns anos. Isto deve-se em grande parte às mudanças geracionais em que a força de trabalho jovem de hoje procura ter um equilíbrio saudável onde o trabalho faz parte de suas vidas, mas sem descuidar do ambiente pessoal e familiar.

No sentido de atrair e reter talentos, as organizações têm flexibilizado algumas políticas ou mesmo alterado a cultura organizacional para se tornarem mais receptivas a estas tendências.

Todas essas tendências de capital humano colocadas em prática podem ser mais eficazes e fáceis para os líderes das áreas de recursos humanos atuarem ao contarem com ferramentas que lhes permitam automatizar processos operacionais e focar no mais estratégico que agregarão valor não só para a empresa, mas para o seu bem mais valioso, a equipe de trabalho.


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