Outubro Rosa: importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Amanda Tiemi Nakazato

20 out, 2022 ● 1 minuto

Conscientize-se sobre o câncer de mama e reduza os riscos da doença

O movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama.

É um dos tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres, mas que também pode acometer homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto em fases iniciais, pois há melhores resultados no tratamento.

Por isso a importância do acesso à informação sobre os principais sinais e sintomas do câncer de mama para auxiliar no diagnóstico precoce. Além de se atentar ao corpo e a alterações suspeitas, é recomendado que realize-se exames de rotina, como a mamografia.

E você sabia que o câncer de mama também se relaciona ao trabalho? Certas ocupações e atividades econômicas tornam as pessoas mais expostas a agentes cancerígenos, como técnicas de radiologia, plantonistas noturnas e agricultoras. Mas esses casos são evitáveis com a eliminação dos principais cancerígenos nos processos de trabalho.

Para saber mais sobre a sua prevenção e detecção, acesse >inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa<, em que há disponível materiais informativos de conscientização e redução ao risco do câncer de mama.