*Artigo de opinião
Entenda como a confiança criativa está presente na inovação
Antes de falarmos sobre confiança criativa e inovação quero propor algumas reflexões:
1. Em algum momento da sua vida você foi desencorajado(a) sobre algo que estava fazendo?
2. Consegue se lembrar de algum momento em que tinha uma ideia a apresentar, mas não sentiu espaço para isso?
3. Imaginou, em algum momento, que inovar consiste em ter ideias disruptivas e únicas, que só pessoas especiais conseguem ter?
Em termos simples, criatividade é a capacidade de gerar ideias originais. Ou, em outras palavras, é a competência que confere às pessoas a capacidade de pensar soluções para problemas por meio de novos pontos de vista. E isso é uma competência “embarcada” nos seres humanos. É quase como uma condição de sobrevivência.
Como diz o CEO e fundador da IDEO (consultoria de design criadora do framework do Design Thinking), David Keller em um dos Ted Talks mais acessados da Internet – “Como construir sua confiança criativa” – em algum momento entre a infância e a vida adulta somos levados a acreditar que não somos criativos e, até mesmo, que ser criativo remete à ideia de ser pouco assertivo.
Pois agora estamos aqui, todos nós, em busca da criatividade perdida. O mundo nos apresenta cada vez mais uma gama de problemas complexos, e as competências para navegar neste espaço foram migrando para um campo cada vez mais comportamental e abstrato.
Uma pesquisa realizada pela IBM em 2010, chamada, em tradução livre de “Aproveitando a Complexidade”, entrevistou 1.500 CEOs de empresas em todo o mundo e destacou que a criatividade é essencial para os líderes empresariais porque ela permite que eles encontrem soluções inovadoras para os desafios empresariais, criem novos produtos e serviços, e se adaptem rapidamente a mudanças no mercado.
Para e pense: em que medida o seu trabalho vem deixando de ser linear e baseado em soluções “prontas” que você mesmo conseguia adaptar e implementar para um trabalho que demanda colaboração, experimentação e confiança criativa para inovar?
A confiança criativa, como destaca Keller, é a condição existente em um lugar em que as pessoas se sintam seguras para opinar e propor ideias, sem receio de serem ridicularizadas, sem medo de sofrerem represálias ou mesmo sem o receio de contradizer alguém pelo fato de estarem em uma relação de hierarquia.
E a inovação? Bem, ela é fundamental para o mundo do trabalho nos dias de hoje. Pensar as coisas partindo da condição humana, suas dores e ganhos é fundamental para criar produtos e serviços – inclusive os serviços públicos – que sejam efetivos em resolver os problemas das pessoas. A inovação se alimenta de criatividade, que por sua vez, acontece em um ambiente de confiança criativa.
Independentemente de sua realidade atual, podemos desenvolver a nossa criatividade com algumas dicas e passos, que certamente não são os únicos e não se esgotam aqui, mas podem te ajudar a começar:
- Dê espaço à sua mente: A criatividade muitas vezes surge quando estamos relaxados e sem distrações. Não se iluda: estar “focado” o tempo todo sobrecarrega a mente e reduz as possibilidades de conexões entre assuntos diversos;
- Explore novas experiências: Experimente coisas novas, leia livros, veja filmes, escute música de gêneros que você normalmente não ouve, viaje para lugares diferentes e conheça pessoas com diferentes perspectivas.
- Pratique o brainstorming individual: Reserve um tempo para pensar livremente em ideias. Não julgue ou descarte suas ideias de imediato. Anote tudo e, em seguida, selecione as ideias que parecem mais promissoras.
- Faça conexões entre ideias aparentemente desconectadas: Tente encontrar relações entre conceitos e ideias que parecem não ter nada em comum. Essas conexões podem levar a ideias criativas e inovadoras. Quer praticar? Selecione figuras aleatoriamente e as separe em 2 grupos, escolha uma de cada grupo e pense em um serviço ou produto que resulte desta combinação.
- Estacionamento de ideias: Nem sempre é hora ou lugar de dar uma ideia. Anote suas ideias e pensamentos criativos em um diário ou aplicativo. Escrever suas ideias pode ajudá-lo a desenvolvê-las ainda mais e a encontrar novas conexões.
Mas vamos lembrar: de nada adianta participar de palestras e workshops de criatividade se não há um legítimo compromisso da organização – pública ou privada – em criar um ambiente de confiança criativa. Para isso, algumas dicas são:
- Fomente uma cultura de confiança: Estabeleça um clima de confiança em sua equipe, valorize a opinião de todos, encoraje a colaboração e evite culpar alguém por erros ou fracassos.
- Defina metas claras: Tenha um objetivo claro e compartilhe-o com todos na equipe. Metas definidas ajudam a direcionar a energia e a criatividade para um propósito específico.
- Crie um cérebro coletivo: É um espaço em que ideias são registradas, de forma espontânea ou baseada em desafios. A ideia aqui é ter muitas ideias, que se combinam e em que não seja fundamental atribuir uma autoria à solução encontrada.
- Valorize a diversidade: A diversidade é uma fonte valiosa de perspectivas e ideias. Contrate pessoas com diferentes experiências, habilidades e conhecimentos para aumentar a riqueza e diversidade do seu ambiente de trabalho.
- Promova a experimentação: Encoraje a equipe a experimentar novas abordagens e soluções criativas para os problemas. A experimentação pode levar a novas ideias e soluções inovadoras.
- Estabeleça uma cultura de feedback: O feedback ajuda a melhorar e aperfeiçoar as ideias. Estabeleça uma cultura de feedback regular e construtivo para que a equipe possa avaliar e melhorar suas ideias.
- Celebre o sucesso: Quando uma ideia é bem-sucedida, celebre! Reconheça e recompense as pessoas envolvidas, isso ajuda a motivar a equipe a continuar trabalhando em soluções inovadoras.
As dicas e passos ajudam a encaminhar possíveis soluções para situações reais, mas não podemos deixar de dizer que é possível fazer tudo isso sem que haja um real compromisso com a criação de um ambiente de confiança criativa.
Assim, se é você que toma a decisão de implementar estas mudanças, pense: O quanto estou disposto(a) a adotar uma abordagem inovadora na gestão das pessoas?
Links úteis:
David Keller: Como construir sua confiança criativa.
Pesquisa IBM – Aproveitando a Complexidade
https://www.ibm.com/downloads/cas/1VZV5X8J
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Autor:
Francisco PereiraTags:
Confiança Criativa, Criatividade, Inovação