*Artigo de opinião
Entenda o que é Transformação Digital e as inovações na Gestão Pública
Aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2022 a 8ª edição da Semana de Inovação da ENAP com o tema: É tempo de criar. O evento é o maior da América Latina na temática de inovação em governo e trouxe importantes contribuições para os entes públicos interessados em iniciar ou aprofundar seus processos de Transformação Digital.
Transformação Digital é mais sobre pessoas e cultura do que sobre tecnologias
José Sabili Neto, na obra O Novo Código da Cultura: vida ou morte na era exponencial, afirma que: A digitalização tem a ver com máquinas e a transformação digital tem a ver com pessoas.
Não é raro encontrar quem fale de Transformação Digital como se esta fosse sinônimo do emprego de aplicativos ou páginas na Internet para a prestação de serviços públicos. Ainda que a tecnologia assuma um certo protagonismo nas soluções, quando falamos em transformar e inovar no setor público precisamos partir do entendimento das pessoas – usuários e servidores públicos. Quem lida com isso no dia a dia já se deu conta (ou vai se dar em algum momento) de que é preciso entender as dores e os anseios das pessoas antes de partir para a solução, que, acredite, pode não demandar nem um item sequer de tecnologia.
A Jornada do Usuário de Serviços como fonte da Transformação
A complexidade dos problemas públicos traz consigo uma série de características: as variáveis são numerosas e afetam em diferentes graus o problema central; as soluções para o problema acabam por criar novos problemas, pois tudo está interligado. E tudo isso se dá em um contexto volátil, cercado de incertezas, complexo e ambíguo – o Mundo VUCA.
A Transformação Digital precisa partir da Jornada do Usuário para, de fato, transformar. A inovação no setor público não precisa ser inédita ou se valer de tecnologia em alto grau, mas ela precisa resolver um problema público e entregar valor para as pessoas. E, entregar valor é melhorar a vida da população.
Uma boa maneira de fazer isso é começar por entender a Jornada do Usuário: como é sua trajetória desde o momento em que precisa do serviço? Como é a sua experiência ao usar o serviço? E qual a sua percepção depois que o serviço foi entregue? Para isso, existem métodos de pesquisa e ferramentas que podem ajudar em sua construção.
Os 10 Passos para a Transformação Digital de Estados e Municípios
A Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elaboraram, em parceria, um Guia para orientar gestores públicos de todos os níveis.
Em um estudo realizado pelo BID, publicado em 2021, 86% dos entrevistados afirmaram ter familiaridade com o uso de tecnologias digitais e 95% disseram ter algum tipo de acesso à Internet. Quando a pergunta foi sobre o conhecimento dos serviços digitais ofertados pelo governo federal, estados e municípios, os dos municípios foram os menos conhecidos e utilizados (56% usam ou conhecem). Este estudo pode ser consultado aqui:
Assim, foi criado o Guia de 10 Passos para a Transformação Digital de Estados e Municípios, que pode ser acessado neste link.
O Guia apresenta os seguintes passos:
1 – Monte um time dedicado e invista na Governança: Comece identificando aqueles servidores com competências fundamentais para que a Transformação aconteça e estabeleça um fluxo de comunicação e de gestão de demandas e entraves.
2 – Institucionalize a Estratégia: Publicar a estratégia de governo digital do estado ou município é uma forma de dar caráter legal às inovações que virão e também facilita a alocação de recursos. Também é importante ferramenta de transparência pública, pois dá a todos a possibilidade de conhecer e acompanhar a transformação.
3 – Delimite o Universo: É fundamental conhecer a base de serviços que o ente público presta à sociedade. Uma boa forma de começar este trabalho é pela Carta de Serviços.
4 – Tenha um plano de longo prazo, mas comece pelos serviços pequenos: Se o estado ou município já tem uma Carta de Serviços, identifique aqueles que podem ser rapidamente transformados.
5 – Construa uma estratégia digital unificada (mas valorize as setoriais): É importante criar uma estratégia única e coesa, mas que leve em consideração as iniciativas já existentes.
6 – Pense no todo, mas busque entregas rápidas: Identifique nos projetos aquelas pequenas entregas que podem gerar a percepção de que as coisas estão melhorando de forma contínua e incremental.
7 – Abrace o Mínimo Viável e escute os usuários: A ideia de implementar o mínimo viável parte das metodologias de inovação e incentiva que as soluções criadas e viáveis sejam colocadas à disposição para que o usuário contribua para a sua evolução.
8 – Priorize a nuvem: Zelar pela segurança e privacidade dos dados e informações dos usuários é dever do setor público. Neste sentido, o armazenamento em nuvem pode ser um fator extra de segurança da informação.
9 – Esteja aberto a parcerias: Nesta jornada, contar com parcerias pode representar a aceleração de determinadas iniciativas ou a sua própria viabilização.
10 – Comunique o tempo todo: A comunicação é fator chave para manter os times cientes e motivados e para manter a sociedade ciente das melhorias que estão disponíveis e as que estão por vir.
Desta forma, a Semana de Inovação 2022 apresentou contribuições na área, e a parceria SGD e BID entregou aos estados e municípios um importante instrumento que os orienta na jornada de Transformação Digital, dando método e conferindo segurança nesta caminhada.
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Autor:
Francisco Pereira