A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos. O objetivo é minimizar os impactos negativos, como desperdício de água e luz, grande consumo de papel, compra de produtos nocivos ao meio ambiente e estimular, por meio de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o desenvolvimento sustentável nas práticas administrativas e operacionais.
A A3P é implementada por meio de uma Comissão Gestora, que auxilia os entes a terem conhecimento dos objetivos e das metodologias para alcance das metas de sustentabilidade. Órgãos públicos de diferentes instâncias têm acesso a essas informações e podem acompanhar o desempenho dos parceiros, participar de fóruns de discussões, entre outros assuntos de interesse comum.Questões como o que fazer com o crescente volume de lixo, como usar de forma apropriada os recursos naturais dentro das instalações ocupadas pela administração pública e como firmar contratos com empresas que respeitam o meio ambiente são exemplos de assuntos discutidos e avaliados pelos comitês. O propósito é que o poder público adeque políticas com foco na prevenção dos impactos negativos ao meio ambiente.
Vale dizer que a A3P esclarece sobre mudanças que evitam o desperdício e colaboram na preservação socioambiental. Como os 5 R’s:
Você já sabe que o IBEGESP apoia práticas que tenham foco na sustentabilidade e em cuidados socioambientais, não é? Faça como nós e adote ações que diminuam os impactos e preservem nosso planeta.
Autor:
Viviani AlvesTags:
Gestão Pública, Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas