Ações das autoridades públicas no auxílio às vítimas das chuvas em Pernambuco

Amanda Tiemi Nakazato

02 jun, 2022 ● 1 minuto

Saiba as medidas tomadas pelo governo para amparar as cidades atingidas pelas chuvas intensas em Grande Recife

Nessa semana, a Defesa Civil Nacional decretou situação de emergência em 14 municípios de Pernambuco que foram afetados pelas fortes chuvas.

Com a medida, as cidades podem solicitar recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada.

Além dessa ação, o Ministério da Cidadania anunciou a antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e liberação de mais uma parcela, para auxiliar as famílias vítimas das áreas inundadas.

Segundo o banco Caixa, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado em até 5 dias e será possível pausar o pagamento das linhas de crédito em até 3 meses. Essas operações podem ser realizadas todas pelo celular.

O Estado também tem recebido o apoio da Polícia Rodoviária Federal na desobstrução das estradas e resgate das vítimas, assim como de outros agentes para o fornecimento de mantimentos para a população afetada.

Até o momento, as autoridades locais confirmaram mais de 120 mortes por causa das chuvas e deslizamentos e informaram que o total de desabrigados aumentou para 7 mil.

A gravidade da situação demanda não só ações imediatas, mas também políticas públicas de prevenção e moradia digna para a população pernambucana. Em relatórios do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, é mostrado que Recife é a 16ª cidade mais ameaçada do mundo pelas mudanças climáticas, ou seja, um alerta importante para a Administração Pública tomar as medidas cabíveis para promoção da sustentabilidade.