Você já ouviu falar em lifelong learning?
O IBEGESP – Instituto Brasileiro de Gestão Pública, ou IBÊ para os mais chegados – vai completar 10 anos de existência em 2022. Nosso propósito, desde nossa fundação, se pautou em sermos um instituto de excelência em educação.
Há 10 anos, quando dávamos nossos primeiros passos na direção de capacitar a gestão pública para o aprimoramento de suas funções, ainda se acreditava que o ciclo de aprendizado de um profissional estaria completo com a obtenção de um diploma, seja de um curso técnico, de graduação, mestrado ou doutorado. Ou seja, que a aprendizagem formal, aquela obtida exclusivamente nos bancos escolares, seria a maneira praticamente exclusiva de um indivíduo desenvolver as competências para executar adequadamente o seu trabalho.
No entanto, num cenário cada vez mais diverso e imprevisível em termos de tecnologia, meio ambiente, saúde pública, relações humanas e mercado de trabalho, surge um conceito crucial para a mudança de mindset na direção de um aprendizado contínuo e voltado para os desafios contemporâneos: o lifelong learning ou aprendizado ao longo da vida.
Esse termo foi cunhado pela Lifelong Learning Council Queensland, uma organização sem fins lucrativos responsável por disseminar essa filosofia. Ela elenca como quatro pilares do aprendizado ao longo da vida os seguintes:
- Aprender a conhecer: o primeiro passo deve ser dominar as ferramentas mais adequadas ao seu estilo de aprendizagem, ou “aprender a aprender”.
- Aprender a fazer: a próxima etapa é aprender a colocar em prática o que foi assimilado, dentro dos mais diferentes contextos e cenários.
- Aprender a conviver: quem abraça essa mentalidade de desenvolvimento contínuo deve se cercar de pessoas e compartilhar seus conhecimentos com seus grupos de convívio, desenvolvendo a empatia e a troca de experiências.
- Aprender a ser: o autodesenvolvimento como ser humano também faz parte da postura do adepto do lifelong learning.
“O conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI; ele elimina a distinção tradicional entre educação formal inicial e educação permanente”, afirmou Jacques Delors, no relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Unesco.
Luíza Milani
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Luíza MilaniTags:
Aprendizagem, Lifelong Learning, Matérias