Arquivo S, do Senado, apresenta episódios sobre fatos políticos e sociais do Brasil

Viviani Alves

16 set, 2021 ● 1 minuto

Conteúdo narra as circunstâncias dos acontecimentos e disponibiliza imagens de grandes acervos

Quer entender melhor sobre a formação política e social do Brasil? Quer ver essa trajetória contada a partir de fatos marcantes da história do país? E mais: quer visualizar documentos que fazem parte desses importantes acontecimentos?

O IBÊ Informa uma maneira bem bacana de você ter acesso a tudo isso! Na página Arquivo S, do portal Senado Notícias, toda 1ª sexta-feira do mês é disponibilizado um episódio sobre grandes fatos do Brasil e suas circunstâncias. Tudo com fotos, imagens de publicações e de documentos, charges e até depoimentos de pessoas que faziam parte das situações. 

Há temas para todos os interesses: Política, Sociedade, Relações Internacionais, Educação, Cultura e vários outros. 

Na edição de agosto de 2021, o episódio “Há 60 anos, Congresso aceitou renúncia e abortou golpe de Jânio Quadros” traz imagem do bilhete escrito pelo então presidente, manchetes dos jornais da época, fotos, narra como o Congresso Nacional reagiu ao anúncio de renúncia e descreve o desenrolar dos acontecimentos.

Em setembro, o tema foi “Fazendeiros tentaram impedir aprovação da Lei do Ventre Livre”. O conteúdo traz imagem da versão original da lei assinada pela princesa Isabel e relata os argumentos dos parlamentares que eram contra e a favor do projeto.

É muito interessante você ter contato com esse tipo de material que ilustra a trajetória social, econômica e política do Brasil e permite a análise de fatos que moldaram a história do país. Acontecimentos que, em grande parte, formaram o que somos hoje como sociedade. Acesse!