Autonomia do aluno: por que é importante e como consegui-la?

Marina Macedo Rego

03 nov, 2020 ● 2 minutos

É preciso entender que a responsabilidade do aprendizado faz parte do ensino

2020 é o ano da consolidação do Ensino a Distância (EaD), isso é fato! Agora vamos analisar como este cenário proporcionou a gestores, alunos, docentes e instituições o exercício e desenvolvimento de uma habilidade indispensável para o processo como um todo: a autonomia.

Ao falarmos do EaD, é preciso evidenciar que seu principal aspecto é proporcionar a cada aluno ser seu próprio agente, sendo necessário, principalmente, partir dele a dedicação aos estudos. Esta responsabilidade é peça chave para o sucesso da aplicação do conteúdo e muito tem a ver com o aproveitamento do que foi ministrado.

Neste caso, no ponto de vista de um gestor, professor ou aluno, cabe entender o que pode ser feito para melhorar a condução desta autonomia e como, então, cada qual pode planejar e obter um aproveitamento satisfatório no ensino remoto. Para isso, separamos aqui algumas dicas:

  • Fazer uso das ferramentas e estratégias apresentadas no curso para colaborar no desenvolvimento do conteúdo
  • Se reconhecer como sujeito ativo na construção da aprendizagem
  • Identificar suas potencialidades e desenvolvê-las
  • Perceber suas fraquezas e trabalhá-las
  • Explorar o conteúdo dentro e fora do ambiente virtual, com análises e pesquisa para além da sala de aula

Nesta busca do desenvolvimento da autonomia é preciso também organizar a rotina, ter um planejamento sobre as entregas, recursos e conteúdos a serem preparados e disponibilizados, uma vez que é importante ter clareza do que se espera como aprendizagem. Sem isso, a desmotivação não demora a chegar.

Ainda como um propício caminho para alcançar objetivos, vemos que o novo cenário de aplicação de EaD apresenta, mesmo com as rotinas totalmente remodeladas por conta da pandemia, foco na aprendizagem dinâmica, ativa e crítica. Exatamente por isso, tem trazido resultados cada vez mais satisfatórios e cursos significativos.

Seja com aulas gravadas ou ao vivo, no modelo síncrono ou assíncrono, conforme já esclarecemos e demos dicas neste artigo, o EaD possui prós e contras e requer o total envolvimento e autonomia por parte dos alunos. É o modelo que veio para ficar e, inclusive, estabelecer novos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem, que pode ser oferecido com flexibilidade e absorvido a partir das oportunidades e necessidades dos alunos.

Não deixe de acessar nosso site e navegar pelas Soluções EaD que o IBEGESP oferece. Com certeza, ao buscar se desenvolver a partir de um curso, você perceberá a importância de ter foco em se fortalecer como aluno e, principalmente, pessoal e profissionalmente.