Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Blog Descomplicado

Como lidar com a pressão nos processos de compras na Administração Pública

Redação Radar IBEGESP Licitações e Contratos Matérias Todas 16/02/2021

Capacitação pode ser o caminho para facilitar esse trabalho!

Luana é uma servidora pública de um pequeno município de Minas Gerais, cuja função é realizar os processos de compras daquela prefeitura, que envolvem desde a aquisição de folhas sulfite e cartuchos de tinta para as impressoras dos setores, até a garantia de uma merenda escolar de qualidade para as crianças da rede municipal de ensino. Ela se sente constantemente pressionada e insegura com relação às suas decisões, vez que elas poderão trazer diferentes consequências à sua esfera pessoal, profissional e também à população da sua cidade.

A situação acima é quase que um retrato da realidade enfrentada por diversos servidores públicos espalhados por todo o Brasil e, se você é um deles, com certeza se identificou, né?!

A verdade é que lidar diariamente com os processos de compras na Administração Pública é um desafio dos grandes e requer muito preparo profissional e mental por parte dos envolvidos, vez que envolve muitas outras questões. Nós separamos 3 delas pra você:

#1 Medo de processos administrativos

O medo de responder processos administrativos e judiciais é um dos principais motivos da pressão que os servidores sentem durante os processos de compras na Administração. Isso porque, além das possíveis punições por estarem lidando com recursos públicos, o mau uso desses valores poderá afetar diretamente a qualidade de vida de uma população.

#2 Atualização constante das leis

As legislações e entendimentos dos Tribunais de Contas sobre licitações e contratos mudam com frequência e é preciso estar constantemente atento a essas atualizações. No entanto, normalmente o tempo é escasso para essa tarefa, visto que há sempre outros problemas tão urgentes quanto a serem resolvidos na rotina de trabalho dos servidores.

#3 Dificuldades na gestão de equipes

Além das questões acima, o servidor público ainda se vê diante da missão de colocar todos os integrantes da sua equipe na mesma página, mantendo-os engajados e motivados, o que nem sempre é fácil, considerando a falta de preparo para tal função e a descontinuidade administrativa na gestão pública. Outro grande desafio muito comum aos servidores é a falta de pessoal suficiente para a execução das tarefas do setor, o que acaba gerando a sobrecarga e, consequentemente, acarretando processos de compras morosos e repletos de falhas no seu planejamento e execução.

Capacitação é o caminho para facilitar esse trabalho tão essencial. Conheça o FGP! :-)

Se você e sua equipe passam por ao menos 1 dos problemas elencados acima no órgão/instituição em que atua, saiba que há um caminho que pode trazer mais segurança e menos pressão ao seu dia-a-dia de trabalho: a capacitação por meio do nosso querido “FGP” – Formação de Gestores Públicos!

O FGP consiste em um curso completo de 80 horas, com 10 módulos ministrados por um corpo docente qualificado e que lhe proporcionará conhecimentos e competências sobre todas as áreas da Administração Pública:

  • Administração Pública e Direito Administrativo;
  • Recursos Humanos Gestão de Pessoas;
  • Finanças Públicas;
  • Licitações e Contratos.

Entre em nosso site e conheça o case de uma Prefeitura de um município do Estado de São Paulo, que capacitou 22 servidores com o FGP em 2019. E olha que naquela época o treinamento foi presencial, hein?

Hoje, a maior vantagem é que você pode acompanhá-lo à distância, de qualquer lugar do país! Assim fica mais fácil de encaixá-lo na sua rotina e na de sua equipe, não é mesmo?

Busca algo mais pontual? Conheça a OTJ!

No entanto, se você estiver precisando tirar dúvidas mais pontuais sobre os processos de compras na Administração Pública, saiba que poderá contar com a Orientação Técnico-Jurídica (OTJ) do IBEGESP! Já imaginou ter uma dúvida esclarecida por um profissional altamente qualificado em apenas 48 horas?!

Se interessou pelas soluções? Acesse o nosso site e converse com a nossa equipe comercial! Juntos podemos desenhar a solução ideal à realidade do seu órgão e da sua equipe ;-)


Posts Relacionados