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Redação Radar IBEGESP Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 22/04/2020
A redação do Radar IBEGESP tem sido enfática sobre a importância do trabalho dos servidores públicos no contexto de pandemia pelo qual passa o Brasil e o mundo. E isto tem um motivo muito simples: é o funcionamento do serviço público – direcionado a todos – que garante o enfrentamento de uma doença com tão grande disseminação e contágio.
Por este motivo, acreditamos que é momento de munir a Gestão Pública de estratégias para se solidificar ainda mais. E uma das principais frentes que deve ser tratada neste sentido é a da humanização. O motivo? O princípio básico da humanização é garantir um atendimento que tenha o máximo de atenção à vida e à dignidade humana e que leve em consideração diferentes especificidades sociais. Em uma situação em que grupos de risco devem receber atenção especial e que prestadores e usuários de serviço público devem ter suas necessidades levadas em consideração, isto se faz ainda mais importante. Mas como garantir um serviço público humanizado em uma situação atípica como a causada pelo coronavírus?
Antes da pandemia, em tempos de maior normalidade, o Radar IBEGESP publicou uma matéria completa sobre a necessidade de humanização dos serviços públicos. Neste texto, apresentamos um fato constantemente negligenciado: o serviço humanizado não é unilateral, ele requer um ciclo
É possível ver que este ciclo possui tanto uma dimensão interpessoal – de plano micro – quanto uma dimensão macroestrutural, alicerçada no contexto social como um todo. Ora, em um momento caótico tal qual o da pandemia, nota-se que uma parte do ciclo é fortemente afetada, afinal, é difícil garantir um cenário social que viabilize a humanização quando a instabilidade e o saturamento do sistema de saúde estão na pauta do dia.
Pensando nesta situação, o Radar IBEGESP destaca 3 pontos de atenção que podem ajudar a garantir um serviço público humanizado!
#1 - Segurança em primeiro lugar
Tanto os órgãos públicos quanto a sociedade de modo geral devem garantir ao máximo a segurança de servidores e usuários de serviços públicos. Para isto, é necessário:
#2 - Atenção a necessidades distintas
A redação do Radar IBEGESP já afirmou que um serviço público humanizado deve levar em conta tanto a igualdade quanto a diferença. Em outras palavras: deve garantir um acesso igualitário, levando em consideração que há realidades sociais diferentes. Durante a pandemia, isso se faz ainda mais importante. É preciso:
#3 – Atuação responsável
Servidores e gestores públicos de modo geral devem ter consciência da importância do serviço público neste momento. Por este motivo, é preciso:
ATENÇÃO: O estado de calamidade pública requer atenção redobrada para uma gestão de recursos responsável e atenta aos princípios da transparência pública e controle social!
Como você pôde ver, a situação é sem dúvidas desafiadora, mas algumas boas práticas e garantias estatais podem tornar o serviço público prestado neste momento mais humanizado.
E você? O que acha que poderia ser feito?
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