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Otimize o procedimento de compras do seu órgão público

Redação Radar IBEGESP Licitações e Contratos Matérias Todas 13/07/2021

Conheça 5 benefícios do Ilogix para as compras públicas!

Você já parou pra pensar no impacto que as compras públicas têm em sua vida?

  • As vacinas que você toma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
  • Os refrigeradores que conservam vacinas e tantos outros medicamentos;
  • O transporte público que te leva de casa até o trabalho;
  • A merenda que as crianças comem nas escolas públicas;
  • As carteiras, cadeiras e toda a estrutura necessária para que seu filho aprenda na escola...

Esses e tantos outros bens e serviços que você, seus familiares e amigos utilizam no dia a dia só chegam até aí porque alguém, antes disso, teve de realizar todo um procedimento de contratação pública, sabia? ;-)

É por isso que nós do IBEGESP defendemos tanto a necessidade de valorização dos servidores públicos do nosso país. E um dos caminhos para essa valorização, além da capacitação, é garantir uma estrutura tecnológica adequada para que essas pessoas possam trabalhar e otimizar os procedimentos de compras na Administração Pública!

É por isso que no artigo de hoje nós vamos falar sobre 5 benefícios do software Ilogix para a otimização das compras públicas. Vamos lá?

#1 Integração do processo de compras públicas 

O software Ilogix tem como base fundamental a integração do processo de compras públicas. Nesse sentido, ele permite o monitoramento em tempo real todos as fases dos processos de aquisição em andamento, até que o bem seja efetivamente entregue ou o serviço seja executado pelo fornecedor.

Além de auxiliar na gestão e fiscalização dos contratos formalizados pela Administração Pública, essa ferramenta garante que os fornecedores também tenham acesso ao andamento dos procedimentos de contratação.

Quer um exemplo?

Pense numa empresa que venceu uma licitação para registro de preços e, portanto, tem uma ata de registro de preços formalizada com a Administração Pública para futura e eventual aquisição de 1000 refrigeradores.

Como bem falamos aqui neste artigo, no Sistema de Registro de Preços (SRP), os órgãos públicos não têm a obrigação de solicitar todos os 1000 equipamentos que foram licitados. Assim, até que receba o pedido formal do órgão, não é recomendado que a empresa vencedora da licitação comprometa a sua fábrica, funcionários e matéria-prima para a fabricação dos refrigeradores.

E é aí que entra o Ilogix: por meio dele, a empresa consegue acompanhar o status do pedido do lado da Administração, para que possa se preparar para a fabricação e entrega sem atrasos dos equipamentos que serão solicitados.

Viu como ambos os lados – Administração e fornecedor – saem ganhando com essa ferramenta? ;-)

#2 Alô, sustentabilidade!

Quando o assunto é licitação, é importante relembrar que os governos são grandes compradores. Desta forma, falar de sustentabilidade nos procedimentos de compras públicas é assunto mais do que urgente, sabia? Aliás, a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que entrou em vigor no dia 01/04/2021, demonstra grande preocupação com o meio ambiente.

E com o Ilogix não é diferente: como bem salienta Marcos Napolitano – diretor de projetos da Ekan Soluções e Sistemas Integrados, empresa desenvolvedora da ferramenta – no Podcast Radar IBEGESP, um dos principais objetivos do software é justamente a eliminação da circulação de processos em papel, garantindo que todos os trâmites sejam realizados de forma eletrônica.

Menos burocracia, menos papel e mais agilidade!

#3 Eliminação da falta de insumos e produtos gerados pela morosidade no processo de compras

Falta de produtos e insumos? Nunca mais!

O Ilogix tem uma funcionalidade que calcula automaticamente a curva ABC de todos os produtos do estoque, baseando-se no consumo médio mensal, auxiliando na priorização das compras.

Assim, é possível ter uma estimativa mais precisa do quanto é necessário comprar de cada item, planejando a contratação de forma antecipada, antes que faltem produtos e, é claro, garantindo maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos.

#4 Redução das compras emergenciais

Como visto no item anterior, o Ilogix é uma importante ferramenta para auxiliar no planejamento das contratações. Inclusive, falamos sobre o tema neste artigo aqui :-)

E isso tem tudo a ver com a redução das compras emergenciais, sabe por quê? Porque quando o planejamento é feito de forma incorreta e às pressas, as chances de se ter que optar por uma compra emergencial são grandes, podendo o gestor público incorrer em situações de emergência fabricada, conceito que explicamos neste artigo.

As consequências da falta de planejamento? Além da possível responsabilização do gestor e do mau uso dos recursos públicos, pode ainda acarretar prejuízos à população. Já imaginou faltar merenda nas escolas por falta de planejamento?!

#5 Melhora no planejamento financeiro

Bem, se o Ilogix reduz a burocracia, auxilia no planejamento das compras públicas, diminui o uso de papel e evita contratações emergenciais, um resultado direto disso é melhora do planejamento financeiro dos órgãos públicos, garantindo, assim, um uso mais racional dos recursos públicos.

Todos ganham com essa excelente ferramenta: Administração Pública, gestores públicos e a população! ;-)

E aí, leitor, o que você achou do Ilogix? Caso queira saber mais, recomendamos também essa entrevista da publicação Radar IBEGESP, com a participação exclusiva de Marcos Napolitano, Diretor de Projetos da Ekan, empresa que desenvolveu o software Ilogix!


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