Como reter talentos na Administração Pública?

Mariana Luccas

03 set, 2024 ● 4 minutos

*Artigo de opinião

O investimento em capacitação é um ótimo caminho para reter talentos na Administração Pública

A gestão pública envolve a administração eficiente dos recursos e serviços oferecidos pelo governo para atender às necessidades da sociedade. As estratégias e a gestão de recursos humanos são fundamentais para alcançar eficiência e eficácia na prestação de serviços públicos. Desta maneira, como a gestão pública deve agir com os seus recursos humanos para reter talentos?

A gestão de recursos humanos na Administração Pública é imprescindível para assegurar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Ela envolve o planejamento, a coordenação e a supervisão de diversas atividades relacionadas ao pessoal, incluindo recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação e retenção de servidores públicos.

A retenção de talentos na Administração Pública, especificamente, requer uma abordagem que combine desenvolvimento profissional, reconhecimento, boas condições de trabalho e uma cultura organizacional positiva. Envolve diversas estratégias, desde políticas de desenvolvimento profissional até a criação de um ambiente de trabalho motivador e inclusivo. Essas práticas e estratégias são essenciais para fortalecer a Administração Pública, garantindo que os recursos sejam usados de forma eficiente e que os serviços oferecidos atendam às necessidades da sociedade.

reter talentos

A retenção de talentos se inicia na etapa de recrutamento e seleção. É necessário implementar processos baseados na seleção por mérito, de forma transparente, para atrair e contratar os melhores talentos. Após, é necessário investir em capacitação e desenvolvimento, oferecendo programas de capacitação contínua para os servidores públicos, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho eficiente das suas funções.

Com relação ao incentivo da capacitação de seus funcionários, o plano de carreira surge como um importante elemento. Assim, implementar um plano de carreira estruturado que ofereça claras oportunidades de progressão e desenvolvimento profissional pode ser um aliado importante à permanência dos gestores públicos.

Normalmente, além das capacitações que os funcionários precisam fazer, eles são avaliados para progredir no plano de carreira das instituições públicas. Logo, é importante adotar sistemas de avaliação de desempenho para monitorar e melhorar o desempenho dos servidores, identificando necessidades de desenvolvimento e reconhecendo o bom desempenho.

Além disso, a criação de um ambiente de trabalho saudável, positivo, seguro, motivador e acolhedor é fator primordial para assegurar a retenção de talentos, e isso é possível com políticas de incentivo e reconhecimento, que aumentam o engajamento e a produtividade dos servidores públicos.

É importante também implementar programas de saúde ocupacional e bem-estar no trabalho para garantir a qualidade de vida dos servidores e reduzir o absenteísmo. Nesse sentido, em alguns casos, é válido pensar na flexibilidade de horários e até mesmo no teletrabalho.

Outro ponto crucial é o incentivo ao desenvolvimento de líderes e gestores, que são capazes de inspirar e motivar suas equipes. Além disso, também é válido adotar uma abordagem de gestão participativa, por meio da qual os servidores têm voz nas decisões que afetam seu trabalho e ambiente. A oportunidade de se tornar líder e de ter sua voz ouvida é motivadora para os funcionários.

Por fim, manter uma comunicação aberta e transparente sobre as políticas, decisões, objetivos, expectativas de desempenho e mudanças organizacionais é um elemento chave para reter talentos. Portanto, a gestão de recursos humanos na Administração Pública é fundamental para assegurar que as organizações tenham servidores qualificados, motivados e comprometidos com a prestação de serviços de alta qualidade. Ao adotar práticas eficazes de recrutamento, desenvolvimento, avaliação e retenção de talentos, é possível melhorar significativamente seu desempenho e sua capacidade de atender às necessidades da sociedade.


Autoria: Mariana Gonçalves Luccas é bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Fatec Arthur de Azevedo. Especialista em Gestão Pública pela UFSCar e Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade também pela UFSCar. Realiza Pesquisas voltadas para a área de Políticas Públicas e Políticas Culturais, principalmente sobre a sua relação com a sociedade e os direitos sociais. 


*Os artigos aqui divulgados são enviados pelos redatores voluntários da plataforma. Assim, o Radar IBEGESP não se responsabiliza por nenhuma opinião pessoal aqui emitida, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade dos autores da publicação.