Como um único software simplifica o processo de compras públicas

22 jun, 2021 ● 4 minutos

Conheça o software que otimiza o processo de compras públicas e dispensa o uso do papel.

Aqui no IBEGESP a gente consciência da importancia em falar sobre compras públicas. Não apenas por ser um dos nossos Centros de Estudos, mas também porque, segundo o IPEA  (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), elas representam 12,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

O dado acima, além de demonstrar o elevado poder de compra do Estado, também aponta o grande potencial que as compras públicas têm de transformar a realidade socioeconômica do nosso país, sendo um dos principais instrumentos para a realização de políticas públicas.

Mais eficiência, menos burocracia 

Nesse sentido, é extremamente importante que as compras públicas sejam mais eficientes, transparentes e menos morosas e burocráticas. Para tanto, é necessário que todas as áreas envolvidas deem prioridade e atenção a cada uma das etapas dos procedimentos de compras públicas.

E a tecnologia pode ser uma grande aliada nisso! É por isso que hoje, além de tratar sobre aspectos legais das contratações públicas, nós vamos falar sobre o Software Ilogix, uma solução que tem como finalidade o planejamento e controle dos processos de compras. Saiba mais sobre as suas funcionalidades e mantenha-se atualizado:

#1 Planejamento de compras 

Nós sempre falamos em nossos conteúdos da importância do planejamento para o sucesso das contratações, mas nossa insistência tem motivo, afinal, é nessa etapa que são respondidas perguntas básicas para qualquer compra:

E, nesse aspecto, o Ilogix é essencial, uma vez que centraliza as informações sobre a cobertura de estoque, permitindo um planejamento mais assertivo do que só informações sobre o produto, a quantidade e o prazo para comprar determinados itens, tornando o processo bem mais prático. 

#2 Nada de faltar produtos essenciais 

Trazendo a situação para a realidade, uma das coisas que mais vimos nos jornais durante essa pandemia, foi a falta de insumos e produtos necessários ao enfrentamento da Covid-19, mesmo depois de mais de um ano do começo da pandemia.

Nesse sentido, o Ilogix tem uma funcionalidade que calcula automaticamente a curva ABC de todos os produtos do estoque, baseando-se no consumo médio mensal, auxiliando na priorização das compras públicas.

Assim, consegue-se ter uma estimativa mais precisa do quanto é necessário comprar de cada item, planejando a contratação de forma antecipada, antes que faltem produtos e, é claro, garantindo maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos.

#3 Atrasos nas entregas 

Se você é servidor público, com certeza já teve que lidar com o atraso nas entregas de determinados bens, o que pode acarretar grandes prejuízos à sociedade como um todo. É comum vermos notícias  sobre a falta de materiais escolares causada por erros de logística na entrega.

Com a finalidade de evitar que tais problemas ocorram, o Ilogix possui ferramentas de controle e agendamento de entregas, permitindo até mesmo o melhor domínio sobre o espaço de armazenamento para o recebimento de materiais, além de facilitar a classificação dos fornecedores com relação à pontualidade.

#4 Mais sustentabilidade 

Nós já falamos aqui sobre a importância da sustentabilidade das compras públicas. E o Ilogix também se atenta à essa necessidade, uma vez que nasceu para dar mais visibilidade e transparência a todos os envolvidos no procedimento de contratação, inclusive os fornecedores. O software também ajuda a eliminar a necessidade do uso do papel, pois tudo é feito de forma eletrônica.

________________________________________________________________

E aí, leitor, o que você achou da ferramenta acima? Caso queira saber mais, recomendamos também este episódio do Podcast Radar IBEGESP, com participação exclusiva de Marcos Napolitano, Diretor de Projetos da Ekan, empresa que desenvolveu o software Ilogix!

Por fim, o IBEGESP reforça a necessidade de que todos nós, principalmente os servidores públicos que nos leem, enxerguemos as compras públicas para além de meros procedimentos administrativos, uma vez que elas são responsáveis por garantir bens e serviços que salvam vidas, garantem o acesso à segurança, à educação, saúde, transporte públicos e muitos outras necessidades essenciais para a manutenção do bem-comum.