“Constituição em Miúdos”: para aprender sobre os direitos dos cidadãos

Amanda Tiemi Nakazato

05 maio, 2022 ● 1 minuto

É fundamental o conhecimento da Constituição para o exercício da cidadania e estímulo à participação civil na Administração Pública

A Constituição Federal é a Lei Maior do Brasil que tem o compromisso de construir um país mais democrático e justo. Apelidada de Constituição Cidadã, a atual CF88 prioriza os direitos civis, políticos e sociais dos cidadãos.

Saber os princípios, direitos e garantias fundamentais asseguradas pela Constituição é muito importante para o exercício da cidadania e para a plena participação dos cidadãos na Gestão Pública.

E que tal buscar esse conhecimento desde cedo? É o que propõe o livro “Constituição em Miúdos” do Senado Federal. A edição, pensada para jovens de 12 a 15 anos, explica a Constituição Cidadã em uma linguagem informal e divertida por meio de diálogos simples.

Os objetivos são promover um primeiro contato com a CF, proporcionar reflexões sobre a realidade do nosso país e despertar interesse dos jovens para aprender + sobre os temas: Estado, economia, cultura, política, saúde, educação. Assim, ao se conscientizarem, eles poderiam se tornar mais críticos e atuantes na garantia de seus direitos.

“Constituição em Miúdos” está disponível na Livraria do Senado, onde é possível baixar tanto a versão e-book quanto a versão em áudio. O texto conta com linguagem acessível e ilustrações coloridas.