Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

3 dicas para desenvolvimento de equipes durante a pandemia

Redação Radar IBEGESP Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 03/06/2020

A atuação do RH em tempos de isolamento social

Insegurança. Nervosismo. Impotência. Estes são só alguns dos sentimentos que estão marcando o mundo do trabalho durante a pandemia de coronavírus. Lidar com questões tão subjetivas, requer esforço redobrado do setor de Recursos Humanos. Confira 3 dicas que podem auxiliar os gestores nesta tarefa!

# 1 – Para mais segurança, é preciso mais transparência

Converse com a equipe assertivamente e mantenha-a informada do planejamento estratégico do órgão ou da instituição. Muitos profissionais podem estar inseguros, em especial durante o regime de home office, por não saberem o nível de produtividade que é esperado deles nesse momento. Por outro lado, gestores de equipe também podem enfrentar inseguranças ao definir o que podem ou não exigir. A única saída para estes impasses é a comunicação.

Que tal seguir o planejamento comunicativo abaixo para resolver este problema?

  1. Crie um formulário para entender a realidade dos profissionais;

  1. Comunique-se com a equipe com periodicidade;
  2. Apresente indicadores viáveis de produtividade, em especial no home office.

# 2 – Invista em ações para saúde mental

Dê dicas e condições para que sua equipe possa cuidar da saúde física e mental neste momento delicado. Alguns órgãos públicos têm enviado e-mails aos servidores dando conselhos sobre autocuidado. Quer um exemplo? A Prefeitura Municipal de Jundiaí tomou esta iniciativa e ainda apresentou um canal online que fomenta a prática de exercícios físicos.


# 3 – Lembre-se que o EaD é um aliado

Cursos EaD já eram importantes para capacitar servidores antes das medidas de isolamento social. Com a pandemia, esta forma de treinar e desenvolver ganhou ainda mais centralidade. Por isso, faça um levantamento das necessidades de treinamento da sua equipe e invista em soluções EaD. Este momento é crucial e os servidores precisam estar ainda mais preparados para realizar o seu trabalho.


Pronto para colocar estas dicas em prática? ; )

Conte para a equipe do Radar IBEGESP o resultado!

Veja mais: ​Decreto 10.024​ - ​Comunicação Agressiva


Posts Relacionados