Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

7 dicas de como tirar melhor proveito de seus estudos

Redação Radar IBEGESP Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 27/07/2020

Confira como melhorar sua experiência de aprendizagem

#1 Estude de forma ativa!

  • Anote suas considerações, faça resumo do que entendeu e dos pontos que considere importantes para seu conhecimento e prática. Esse exercício ativa sua memória sobre o conteúdo, te garante a assimilação e até mesmo a revisão de itens que passaram batido.

 

#2 Identifique seu estilo de aprendizagem

  • Cada pessoas aprende de uma maneira. Se o curso permite alternar entre vídeos e textos, comece pelo material que você tem mais facilidade para absorver o conteúdo. Para ambos, procure ter o primeiro contato de forma mais genérica, para se familiarizar. Na sequência, assista ou leia de maneira mais pausada, com atenção e, inclusive, anotando o que considerar importante.

 

#3 Se engaje nas atividades

  • Ao realizar todas as atividades propostas pelo curso você retém melhor os conhecimentos e conteúdos apresentados. Vale a pena se esforçar! Para isso, separe um momento do dia em que poderá se dedicar com mais calma e atenção.

 

#4 Faça intervalos antes de concluir o conteúdo

  • Isso mesmo! Faça intervalos propositais durante a aprendizagem. Estudos comprovam que, assim, sua mente vai assimilando os conteúdos aos poucos e que isso estimula novas conexões, já que seu cérebro ficará com o assunto “pendente” e focado naquela temática.

 

#5 Intercale os estudos

  • Está provado que, assim, induzimos o cérebro a diferenciar um problema do outro, a identificar diferentes soluções, a encarar mudanças. Isso te prepara para situações inesperadas, com interrupções, como acontece no dia a dia. Então, sempre que possível, alterne o estudo de tópicos e conteúdo. Pode ser um tema por dia, por exemplo. Isso estimula a memória e evita o esgotamento sobre o assunto.

 

#6 Explique o conteúdo para alguém

  • Caso não tenha alguém para explicar, fale para você mesmo! Ao fazer isso, você percebe se está dominando o que aprendeu, se o conteúdo está organizado de forma clara em sua mente.
  • #fica a dica: antes, anote o que acha relevante informar e, então, perceba se está no caminho correto para seu melhor entendimento.

 

#7 Faça uma autoavaliação

  • Analise os objetivos de aprendizagem que foram estabelecidos no começo do curso e compare com o que você aprendeu ao final.  Entenda que tipo de conhecimento adquiriu, reveja se há mais dados que possam ser aproveitados e o quanto o curso contribuiu para o seu desempenho.

Siga estas dicas e aproveite ainda mais todo o material que preparamos para que sua aprendizagem seja dinâmica e proveitosa.


Posts Relacionados