Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

A importância da correta Medição de Serviços

Redação Radar IBEGESP Licitações e Contratos Notícias Todas 30/05/2019

Entenda o significado e a importância da Medição

Uma Gestão de Contratos eficiente mapeia se há compatibilidade entre o que foi contratado e o que está sendo executado em um serviço. E é justamente a medição que permite a realização desta análise. Por sua importância, as formas de medição devem ser estipuladas no próprio contrato: ou no cronograma físico-financeiro ou em alguma cláusula específica.

Para fazer a medição com clareza e precisão, o Gestor do Contrato deve reunir todas as informações contratuais e realizar a conferência com atenção aos seguintes itens:

  1. Objeto;
  2. Qualidade;
  3. Quantidade.

Outro ponto de atenção essencial para a correta medição se concentra nas unidades de medida. Tais unidades funcionam como um parâmetro para que o Gestor possa verificar se o que foi planejado está sendo executado. São exemplos destas unidades:

  1. Valores mensais;
  2. Metragem;
  3. Postos de Serviço;
  4. Procedimentos;
  5. Execução.

Quando o assunto é medição de serviços, outro ponto de atenção que um gestor de contratos deve ter é a Glosa. Caso um serviço tenha sido faturado, mas na medição se perceba sua não realização, pode ocorrer a Glosa; podendo esta consistir na aplicação de multas ou outras sanções contratuais.

Toda medição de serviços deve gerar um Relatório de Medição. Este relatório é um documento técnico e descritivo que pode ser apresentado em formato textual ou planilhado. Vale salientar que a emissão deste documento é também prevista pelo cronograma físico-financeiro. Confira abaixo alguns temas que este documento deve abarcar:

  1. Andamento do contrato;
  2. Ocorrências não previstas;
  3. Alterações de membros;
  4. Faltas;
  5. Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  6. Qualidade dos materiais.

A elaboração do Relatório de Medição se tornou especialmente importante após o Ajuste do Sistema Nacional de Informações Econômicas (SINIET I, 2007) em que se recomenda que a nota fiscal só seja emitida após a aprovação do relatório.

Como você pôde ver a medição de serviços é essencial para uma gestão contratual eficaz. É ela que garante que os serviços ocorram conforme o contratado e tenham a qualidade necessária para a correta aplicação dos recursos públicos.


Posts Relacionados