Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Confira 3 dicas para profissionais de RH

Redação RadarGOV Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 19/11/2019

Como ser um profissional de RH estratégico?

Qualquer colaborador de uma instituição percebe a importância da área de Recursos Humanos. É o RH que estabelece o contato com o colaborador antes de sua entrada na organização, durante o período de serviço e até mesmo após o vínculo empregatício. Por tal motivo, a área de Gestão de Pessoas é reconhecida como o carro chefe da imagem interna de qualquer organização. É ela quem mais diretamente deve se importar com o fator humano.

Este reconhecimento da área de Recursos Humanos, no entanto, nem sempre é positivo, uma vez que deficiências de outras frentes de atuação podem ser interpretadas como um problema do RH. Diante de confusões do tipo, como os profissionais de Recursos Humanos devem se portar?

Para responder esta questão, a redação do Radar IBEGESP te apresenta 3 dicas.


  1. Mas afinal, por que apresentar-se como um facilitador?

Quem é da área de Recursos Humanos é responsável por auxiliar diversos profissionais de áreas de atuação distintas. Por exemplo, é o RH quem integra um colaborador que irá atuar em outros departamentos. Também fica a cargo dos profissionais deste setor mapear os treinamentos necessários para colaboradores de departamentos diversos.

Diante disso, o profissional de RH deve saber apresentar-se como facilitador. Mas por que? Bom, afirmar que é o RH quem facilita a integração de um colaborador, evidencia que para tal é preciso que todas as áreas da organização disponibilizem os dados necessários para a integração. Do mesmo modo, o RH não tem como saber quais tipos de treinamento cada departamento necessita. Cabe à área, neste caso, fazer um levantamento junto aos departamentos responsáveis e facilitar a aquisição destes treinamentos.

  1. Como o Planejamento Estratégico auxilia o RH?

Já foi mencionado que o Recursos Humanos é considerado o cartão de visitas de uma instituição. Exatamente por este motivo que os profissionais da área devem ser parte ativa do Planejamento Estratégico. Saber a missão, visão e valores do local em que se atua não é apenas primordial para o profissional de RH, como também deve ser parte ativa de seu trabalho. Por ser a área que mais possui contato com os colaboradores, o Recursos Humanos possui um conhecimento fundamental sobre a composição humana da organização. Por este motivo, é parte fundamental do Planejamento Estratégico.

  1. Por que manter relações estreitas com a área de comunicação?

De nada adianta tomar uma série de medidas para melhoria do clima organizacional e das condições de trabalho sem que isto seja comunicado. Do mesmo modo, é preciso empoderar os colaboradores para que eles saibam por si só os fluxos que devem seguir. Para isto, ter uma comunicação eficiente é essencial para toda a área de Recursos Humanos.

Tente implantar estas dicas no seu dia a dia!

Tags: