Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Conheça os Centros de Estudos do IBEGESP

IBEGESP Administração Pública e Direito Administrativo Notícias Transparência 30/01/2020

Os Centros de Estudos do IBEGESP foram idealizados para produção de conhecimento que estimule o debate sobre temáticas relacionadas à Gestão Pública e têm um importante papel no desenvolvimento das diretrizes do Instituto.

As pesquisas e estudos realizados pela equipe de professores e consultores ligados aos centros são disponibilizadas ao público por meio do RADAR IBEGESP, como e-books, periódicos, boletins e nossos conteúdos de mídias sociais.

Os temas propostos nos Centros de Estudos objetivam capacitar e instruir os Gestores da Administração Pública em quatro grandes dimensões: Administração Pública e Direito Administrativo, Administração e Finanças, Licitações e Contratos e Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Centro de Estudos 1: Administração Pública e Direito Administrativo

Este Centro de Estudo foi desenvolvido em duas frentes: apresentação e estudo da Constituição Federal (e alguns de seus principais pontos e princípios relacionados à Gestão Pública); e conteúdos básicos da aplicação do Direito Administrativo na gestão dos órgãos públicos, entidades sociais e empresas privadas.

Centro de Estudos 2: Administração e Finanças

Aqui é tratado o planejamento no Setor Público, ou seja, quando o Estado planeja suas ações com base nas expectativas de receita. Este planejamento se reflete em ações previstas no Plano Plurianual, instrumento previsto pela Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública com objetivo de cumprir os fundamentos e objetivos da República.

O Centro também apresenta e interpreta os conceitos de natureza administrativa, econômica e financeira dos Órgãos Públicos da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista).

Centro de Estudos 3: Licitações e Contratos

Este Centro de Estudos propõe, inicialmente, a análise do processo de compras públicas por meio do estudo da teoria e da prática das licitações públicas, procedimento previsto na Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais para que a Administração Pública brasileira possa adquirir bens e serviços, bem como consultar obras e alienar bens.

Após o procedimento licitatório, e dado o progressivo incremento da ação do Estado, analisa-se a celebração de contratos com particulares para prestação dos serviços.

Os contratos administrativos, celebrados pela Administração Pública, seguem uma regulação específica, determinada por duas exigências:

  1. As peculiaridades derivadas do interesse público e a posição dominante da Administração;
  2. Compreensão do mecanismo de atuação do Poder Público, dentro do escopo de um contrato.

Centro de Estudos 4: Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Este Centro de Estudos propõe traçar um caminho de aprendizagem e conhecimento que se inicia com as prerrogativas de contratação de empregados, funcionários e servidores do sistema público brasileiro das três esferas de poder, tanto no regime estatutário, regime celetista (e demais regimes previstos na legislação brasileira), até a gestão de pessoas nas relações de trabalho.

Para isso, pensa desde a análise de contratos, integração, planejamento e levantamento de necessidades de treinamento, até a capacitação de funcionários e habilidades necessárias para solução de problemas.

Outros diferenciais do IBEGESP

DEA

O IBEGESP é, atualmente, o único instituto a criar o Departamento de Desenvolvimento em Ensino e Aprendizagem, que foi idealizado para manter a equipe de professores atualizada quanto às melhores metodologias de aprendizagem, assim como acompanhar o aluno durante todo o processo do curso.

EDUCAÇÃO CONTINUADA PERSONALIZADA

O sistema educacional IBEGESP garante maior autonomia aos alunos para que eles possam escolher o que, quando e como estudar as disciplinas do curso de extensão (80 horas). O curso de Formação de Gestores Públicos visa preparar profissionais para atuarem nas diversas áreas da Administração Pública, seja como servidores públicos ou como representantes de empresas que se relacionam com o Poder Público.

Curso do IBEGESP prepara profissionais para a carreira

O IBEGESP é um instituto sem fins lucrativos que, por meio de curso para gestores públicos, capacita profissionais para que possam atuar de maneira mais eficiente e habilidosa dentro da Administração Pública.

Além do curso de formação de gestores públicos, o instituto também oferece cursos de: Administração Pública e Direito Administrativo; Administração e Finanças; Licitações e Contratos; Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Navegue pelo site para conhecer tudo sobre o IBEGESP.

Tags: