Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Controle Interno: uma ferramenta de apoio à gestão

Redação Radar IBEGESP Licitações e Contratos Matérias Todas 30/07/2020

Ele pode ser excelente para auxiliar você, gestor!

Desde 2012 – ano de sua fundação – até os dias de hoje, o IBEGESP sempre teve um propósito muito bem definido, que é a disseminação de boas práticas e de conhecimento aos servidores públicos de todas as esferas por meio de capacitação contínua, uma vez que pessoas mais bem preparadas executam processos de forma mais eficiente, resultando assim na prestação de serviços de qualidade à população, o que pressupõe uma boa gestão dos recursos públicos.

No entanto, a gente também sabe que a realidade dentro do serviço público nem sempre é um mar de rosas, o que acaba dificultando os processos acima mencionados. Às vezes faltam recursos públicos, pessoal ou até mesmo equipamentos necessários para a execução das atividades essenciais à rotina. Junto com esses fatores vêm também uma das principais causas das inseguranças dos servidores públicos: a fiscalização dos órgãos do Controle Externo.

Para lidar com todas essas dificuldades e inseguranças, uma ferramenta que tem se mostrado extremamente eficiente para a gestão de recursos públicos e consequente aprovação das contas dos gestores pelos Tribunais de Contas e demais órgãos fiscalizadores é a implantação do Sistema de Controle Interno nos órgãos públicos. Isso porque o Controle Interno auxilia o gestor na prevenção e correção de eventuais erros que poderiam causar problemas futuros caso detectados pelos órgãos fiscalizadores.

Os benefícios da adoção do Sistema de Controle Interno são muitos: além de ser uma ferramenta essencial de apoio ao gestor, trazendo eficiência à gestão, ela também proporciona maiores níveis de transparência dos atos públicos, atuando como interlocutor entre o gestor público, órgãos de fiscalização do Controle Externo e sociedade, a qual também poderá fazer a fiscalização por meio do Controle Social.

Por outro lado, se sua implementação é feita somente para cumprir uma formalidade, sem a devida análise da realidade institucional, essa ferramenta – que é pra ser solução – acaba burocratizando e tornando os processos ainda mais morosos, posto que implementada de forma errônea.

Assim, ciente da importância do Controle Interno como ferramenta de apoio para que os gestores possam fazer uma melhor gestão dos recursos públicos, prestando serviços de qualidade à população, o IBEGESP desenvolveu a capacitação chamada O Controle Interno nos órgãos públicos: aspectos jurídicos e boas práticas”.

Considerando que o IBEGESP sempre prioriza a educação ativa e soluções práticas, por meio desse curso você terá acesso aos principais aspectos teóricos do Controle Interno e, no terceiro módulo, você terá a oportunidade de saber como ele pode ser implantado, tendo acesso a um questionário estruturado que auxiliará no diagnóstico para detectar a estrutura do órgão em que atua e suas necessidades!

Gostou?! Entre em contato conosco por meio do nosso site e converse com nossa equipe comercial. Juntos podemos desenhar a solução ideal para a realidade do seu órgão!


Posts Relacionados