Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Gestor: de que tipo de contribuição a Administração Pública precisa?

Redação Radar IBEGESP Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 14/07/2020

Saiba no que o IBEGESP, enquanto 3º setor, pode contribuir

De que tipo de contribuição a Administração Pública precisa? Você, gestor público, já parou pra pensar nisso? Aqui no IBEGESP nós fazemos esta reflexão desde nossa fundação, em 2012. Mas não deixamos de encontrar novas possibilidades a cada dia! E dentre tantas frentes de ação que nos propomos a construir coletivamente com o gestor público, falaremos agora de uma que consideramos essencial: TREINAR, CAPACITAR E EDUCAR!

Quem vê de fora, acha que o grande desafio do servidor é passar em um concurso público, né? Ou ser reconhecido a ponto de assumir um cargo comissionado. Mas todo gestor público entende que é no dia a dia de trabalho que estão as verdadeiras dificuldades. E é por este motivo que o IBEGESP acredita na capacitação contínua do servidor público! Quer saber por que a gente faz isso? Veja 2 exemplos!

#LicitaçõesContratos: Já ouviu falar de merenda de má qualidade por erros na formulação do edital da compra pública? Ou na falta de uniformes escolares por dificuldade no acompanhamento de um contrato administrativo?  Estes casos ficam famosos por tratarem do ambiente educacional, mas é possível citar muitos outros entraves licitatórios que podem atingir os órgãos públicos: compras superfaturadas, entregas que não estavam de acordo com o que foi solicitado e tantas outras possibilidades. É nítido que grande parte destes erros podem ocorrer por falta de preparo, afinal, não se entra na Gestão Pública sabendo exatamente o fluxo de uma licitação e também é desafiador se manter atualizado diante de tantas mudanças legislativas. É por isso que o IBEGESP defende que é essencial treinar os servidores para fazerem compras conscientes, sustentáveis e atentas à legislação. Ah, então, isso é importante só pra quem é do setor de compras? Não! Para o IBEGESP, tanto quem solicita quanto quem executa uma compra deve saber sobre um processo licitatório!

#GestãoDePessoas: Como você acha que as lideranças atuam no setor público, gestor? Acha que a avaliação de desempenho está funcionando no seu órgão de atuação? Acredita que está indo bem a definição de indicadores e produtividade? Bom, é sabido que a área de recursos humanos e gestão de pessoas tem desafios específicos no setor público e é por este motivo que o IBEGESP não acredita em cuidar só de fluxos técnicos, mas também na necessidade de desenvolver pessoas. Acreditamos que servidores estimulados a conciliar suas habilidades técnicas e competências socioemocionais, trazem resultados mais sólidos e assertivos. E é por este motivo que contamos com um centro de estudos focado na gestão de pessoas, com soluções EaD, orientações dirigidas, cursos customizados e muito mais.

Como você viu, treinar, capacitar e educar é um dos pilares de contribuição que o IBEGESP, enquanto Instituto do 3º setor, constrói coletivamente com a Gestão Pública. Que outro tipo de contribuição você, gestor, acredita que é necessária? Compartilha com a gente!


Posts Relacionados