Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

O que deve conter um Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência?

Redação Radar IBEGESP Licitações e Contratos Notícias Todas 14/06/2019

Saiba como formular cada um desses documentos

A fase de planejamento, de uma licitação é de suma importância para que os serviços públicos brasileiros sejam otimizados. A má confecção dos documentos formulados nesta fase pode afetar a população. Um exemplo disso se concentra no fato de que o principal motivo de atraso nas obras públicas do Brasil ocorre por erros e irregularidades contidas no Projeto Básico. O mesmo se aplica à má gestão na aquisição de medicamentos e tantos outros serviços e produtos essenciais para a sociedade.

Para auxiliar os gestores públicos na formulação de um documento licitatório (Projeto Básico, Memorial Descritivo, Termo de Referência) preparamos a lista a seguir. Confira!


Estes são alguns aspectos importantes que devem estar presentes em um documento licitatório. Para além disso, é essencial ter atenção à legislação municipal e estadual do local em que está ocorrendo a licitação e ao fato de que o modelo para o Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência varia de uma cidade para outra ou de um estado para o outro. É por isso que você deve buscar estes modelos no site oficial da prefeitura ou do governo local.

Agora que você já sabe o que deve conter os documentos licitatórios e a importância que sua correta confecção possui, comente para a equipe do Radar IBEGESP a sua experiência na hora de lidar com esta documentação. Quais melhorias você gostaria de ver na área?


Posts Relacionados