Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Seu RH está sendo estratégico durante a pandemia?

Redação Radar IBEGESP Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Matérias Todas 24/06/2020

Confira 3 medidas de um RH estratégico durante a pandemia

Capacidade de resolver problemas! Tá aí uma habilidade que nos últimos anos aparecia com frequência no manual dos bons profissionais do século XXI, mas que só agora conseguiu mostrar toda a sua importância. E diante de uma pandemia, haja problemas que o RH tem que resolver.

Pensando nisso, o IBEGESP preparou uma lista com 3 dicas essenciais para um RH agir de maneira estratégica e assertiva frente aos diversos desafios que o coronavírus trouxe. Confira!

# 1 – Ainda não analisou seus fluxos de trabalho?

Nenhum trabalho é o mesmo do que era em fevereiro. Nenhum! Mesmo aqueles que podem ser feitos sob regime home office, sofreram bruscas alterações, sejam estas de produtividade ou da própria dinâmica de realização. Então, se a realidade mudou, seus indicadores também devem mudar. É essencial que o setor de recursos humanos de todos os órgãos públicos reveja seus processos e seus fluxos de trabalho. Faça isso seguindo o passo a passo a seguir:

  1. Liste as diferentes tarefas e atividades de trabalho que existem na sua organização;
  2. Analise o impacto que cada uma sofreu com o coronavírus; *Para fazer este item, pergunte a si mesmo: As entregas estão iguais? E a satisfação dos funcionários? E o clima organizacional? A comunicação está fluindo? Quais fluxos operacionais foram modificados?
  3. Mensure como os funcionários de áreas diferentes estão encarando o dia a dia de trabalho; *Para fazer este item, é possível fazer uma pesquisa com ferramentas simples, como o Google Forms. 
  4. Pense em conjunto com os gestores em novos (e possíveis) indicadores de produtividade com atenção à saúde física e mental dos funcionários;
  5. Reveja periodicamente as novas metas tendo em vista a grande velocidade das mudanças de cenário.

# 2 – Como anda a digitalização de processos?

Todo mundo sabe que a necessidade de isolamento social evidenciou que uma série de tarefas podem ser realizadas sem a presença física dos funcionários no local de trabalho. Se você já tem em mente quais são essas atividades e elas já foram viabilizadas remotamente, ótimo. Mas ainda é preciso dar um passo adiante e se fazer a seguinte pergunta: será que estou utilizando as melhores tecnologias em meus processos digitalizados? Caso precise de ajuda para digitalizar processos de trabalho, não abra mão de um benchmark ou uma orientação técnica.  

# 3 – Desenvolveu à distância?

Se os funcionários já têm grandes necessidades de treinamento quando estão trabalhando presencialmente e podem tirar suas dúvidas em uma conversa, imagina sob regime home office? E no caso de quem trabalha presencialmente, imagina o quanto do dia a dia destes funcionários foi impactado e quantas novas dúvidas surgiram. É essencial que a área de treinamento e desenvolvimento seja forte e atuante durante a pandemia e que continue desenvolvendo os funcionários por meio de soluções EaD.

E aí? O RH do seu órgão de atuação já tomou essas medidas? Comente respondendo a pesquisa abaixo e contribua falando qual plano de ação a sua instituição está adotando ;)

Veja mais: Instituto Paula Souza - Curso Almoxarifado - Lei 13.726


Posts Relacionados