Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Todo mundo é diverso?

Redação Radar IBEGES Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Notícias Todas 23/01/2020

Entenda como a diversidade te atinge e o que é preciso para a inclusão se tornar uma realidade

Nos últimos anos uma palavra tem tomado conta do ambiente corporativo: diversidade. E junto com esse conceito uma série de outros termos começaram a ser usados no ambiente de trabalho para se referir à pluralidade humana. Mas será que estas palavras estão sendo usadas da maneira certa? Confira!

Mas afinal, quem representa a diversidade?

Você. A redação do Radar IBEGESP. E todo ser humano! Ser diverso não significa fazer parte de um grupo humano específico. Significa que diferentes grupos possuem diferentes condições históricas de existência. Estas condições são capazes de influenciar gostos, padrões culturais e até mesmo possibilidades de vida.

Diversidade tem a ver com desigualdade?

Muitas pessoas acham que a diversidade só diz respeito à desigualdade, mas isso não é verdade. Nós, seres humanos, temos muitas diferenças entre nós, mas nem todas essas diferenças representam uma desigualdade social.

Indivíduos têm, por exemplo, formatos de orelha diferentes, gostos musicais distintos e uma infinidade de pluralidades. São somente alguns padrões específicos que marcam a desigualdade. E justamente pelo fato destes fatores não serem diferenciais naturais, terem sido historicamente criados, que os chamamos de marcadores sociais da diferença.

A cor da pele, o gênero e a quantidade de dinheiro de uma pessoa são marcadores sociais da diferença históricos. Apesar de estes aspectos não significarem nada – não tornarem alguém melhor nem pior – eles são fatores preponderantes da desigualdade.

O que inclusão tem a ver com diversidade?

Quando se fala sobre tornar um ambiente profissional mais diverso, não se quer dizer para contratar só um tipo de pessoa ou deixar de contratar outros grupos. Ao contrário: trata-se de tornar o ambiente de trabalho um verdadeiro espelho da sociedade. Ou seja: diverso! Se no mundo há pessoas de todos os tipos, a inclusão de todos esses tipos de pessoas é essencial no ambiente de trabalho.

Qual a importância do tema da diversidade para a Administração Pública?

Como o próprio nome já diz, a Administração Pública lida com o que é de todos os membros da sociedade, com o que é público. Logo, ela deve ser composta e atender todos os tipos de grupos humanos. Neste sentido, é importante lembrar que os concursos públicos possuem políticas de ações afirmativas (cotas) que visam à contratação de grupos subrepresentados na Gestão Pública e em outras esferas sociais.

O que o gestor público deve saber sobre inclusão e diversidade?

A principal questão relacionada ao tema da diversidade no setor público diz respeito à diferença entre contratação e inclusão. Vamos a um exemplo: de nada adianta contratar pessoas com deficiência por meio de políticas de ações afirmativas, se estas pessoas não puderem ser – por conta das próprias características do local de trabalho – incluídas de fato. Por isso, lembre-se sempre: contratar é só o primeiro passo, incluir é uma tarefa contínua.

Veja mais: Sustentabilidade | Diversidade | Planejamento


Posts Relacionados