Dúvidas? 11 3052-2529 | 0800 771 2529 Login

Conteúdo Descomplicado

Você sabia que há um programa do Ministério da Educação que ensina a contar histórias para crianças?

Redação Radar IBEGESP Inovação e Boas Práticas Notícias Inovação 01/07/2020

Material foi desenvolvido por especialistas e visa apoiar mães, pais e responsáveis na prática, além de colaborar para o desenvolvimento de bebês e crianças. Veja as dicas e comece hoje mesmo!

Conta pra mim”, este é o nome do programa, lançado pelo Ministério da Educação, para auxiliar pais, mães, professores e pessoas interessadas em ter melhor domínio nas técnicas de contação de histórias para bebês e crianças.

Apesar de ser um tema muito tratado na atual pandemia causada pelo novo coronavírus, a iniciativa, que faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA), foi apresentada em dezembro de 2019 e reúne uma série de materiais para orientação sobre a Literacia Familiar, como é chamada a técnica de interação entre as crianças e pais ou responsáveis a partir da leitura de histórias.

Os vídeos e cartilha do Programa Conta pra Mim foram desenvolvidos com apoio de especialistas na área da alfabetização da primeira infância e apresentam as melhores técnicas para os momentos da contação de história.

As orientações são bem práticas e os materiais trazem diversas informações sobre a literacia familiar e como colocá-la em prática no cotidiano. Entre elas, estão:

  • Interpretação verbal: aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos durante a história;
  • Leitura dialogada: interagir com a criança durante a leitura em voz alta, fazendo, por exemplo, perguntas sobre a história em si;
  • Narração de histórias: interagir com as crianças durante a contação de histórias;
  • Contatos com a escrita: familiarizar as crianças com a escrita.

Que tal você aproveitar as dicas do Programa e, para relaxar, ler para uma criança?

Tags:


Posts Relacionados