Saiba como a Humanização pode contribuir economicamente para as organizações
Profissionais da área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos costumam lidar com muitos estereótipos. Isto porque há quem acredite que a gestão humana seja menos importante por não ser uma ciência exata. Imerso neste preconceito está também a crença de que medidas baseadas na Gestão de Pessoas - como a humanização – não seriam importantes e gerariam mais prejuízos do que ganhos. Mas o que acontece na prática é justamente o contrário.
A RadarGOV reuniu 3 dados que mostram que a Humanização pode contribuir economicamente para as organizações. Confira!
1) Humanização permite funcionários e clientes mais satisfeitos
Quando uma pessoa é tratada de forma humanizada - e não como um número ou alguém sem importância – ela se sente valorizada. Esta valorização que permite a confiança. Se um funcionário ou um cliente confiam em uma organização, eles não deixem de frequentá-la ou pedem demissão na primeira oportunidade. Isto faz com que a organização não tenha prejuízos com turnover de pessoal ou evasão de clientes.
2) Medidas humanizadas permitem comunicação assertiva
Ao se preocupar em explicar de forma compreensível uma dada situação, o trato humanizado permite maior entendimento. E é justamente esta compreensão que evita erros de procedimento, repetição de fluxos e retrabalho.
3) Humanização aumenta o engajamento e diminui reclamações
Quando servidores são tratados de forma humanizada, apresentam maior capacidade de resolução de problemas e engajamento. Quando clientes são tratados de forma humanizada, o índice de reclamações diminui.
A Humanização não precisaria gerar ganhos econômicos para ser incentivada. Ela é importante por si só e permite que todos sejam tratados com igualdade e atenção. Mas como você pôde ver, para além disso, ela leva à redução de gastos. Então não perca tempo e incentive medidas humanizadas no seu ambiente de trabalho!
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Autor:
Marina Macedo RegoTags:
Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas