Desafios dos municípios na Gestão de Pessoas

Emerson Luis Grando Fragoso

02 abr, 2024 ● 3 minutos

*Artigo de opinião

Saiba a importância dos recursos humanos na Gestão Pública

Este conteúdo faz parte do centro de estudos RH e Gestão de Pessoas do IBÊ

Todos sabemos que a Administração Pública tem como objetivo atender ao interesse dos cidadãos em suas necessidades sociais e, para isso, precisa de uma estrutura de pessoas envolvidas neste propósito. 

Mas você já se perguntou: qual é o desafio dos Municípios na gestão das pessoas?

Quando tratamos de conceito, não podemos ficar presos somente na raiz da palavra, pois administrar um município é ir além de prestar e executar serviços, e sim buscar um bem comum e a satisfação dos direitos.

E, para isso, são necessários agentes públicos qualificados tanto na área técnica, gerencial e, principalmente, com competências para atender e comunicar com   pessoas. 

O sistema administrativo brasileiro sempre buscou a realização de atividades operacionais, não se preocupando muito com caminhos claros para uma política de recursos humanos.

Notamos isso quando utilizamos um serviço público, ficando claro para a grande maioria que há uma grande falta de servidores em locais que seriam necessários muitos outros para atendimento daquela necessidade. 

Podemos ainda observar que em muitos casos não é a ausência de servidores, mas sim  que não há integração e conversa entre os setores do município.

Fica claro assim que, afinal, cuidar das pessoas é muito mais difícil do que cuidar de uma obra ou de um material, pois não importa o lado do balcão, servidor ou cidadão, todos são pessoas que precisam de gerenciamento e objetivos claros

Assim, no dia a dia de um município, principalmente nos menores, esta dificuldade e esses desafios são gritantes, visto que o servidor será aquele que terá mais contato com o cidadão e, se ele for bem capacitado, poderá ser um agente transformador, um agente de desenvolvimento e deixará de ser simplesmente um “cumpridor de ordens e burocracias”.

É fato que a Administração Pública vem sendo obrigada a atender as demandas do cidadão conforme previsto na Constituição Federal: com eficiência, eficácia e efetividade, ou seja, atingir o seu objetivo de garantias e direitos. 

O desempenho do município depende de pessoas, da forma como elas são organizadas, estimuladas e capacitadas, além do ambiente em que atuam. 

A gestão de pessoas na Administração Pública não pode ser tratada de forma banal ou diferente das demais áreas, como se fosse um subelemento dentro de um objetivo maior. 

Por isso, os desafios são grandes, mas não impossíveis, devendo cada gestor público visualizar e entender a importância das pessoas da equipe, promovendo integração, treinamentos, avaliação e principalmente, cuidar do ambiente de trabalho, proporcionando não só a obrigação de pagamento da remuneração, mas sim o desejo de desenvolver o município de uma maneira mais humana.

Afinal, o resultado da Gestão Pública depende quase que completamente do comportamento das pessoas no trabalho.


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