Design Sprint ou Design Thinking e pra quê?

Leticia Barbosa D’Amaro

22 nov, 2022 ● 2 minutos

*Artigo de opinião

Conheça as técnicas do Design Sprint para inovar na solução de um serviço

Sabe aquela sensação de ter uma longa jornada pela frente e não saber por onde começar? Aquele “problema” a ser solucionado que por ter tantas variantes fica difícil de entender como resolvê-lo? Ou ainda um projeto promissor a ser iniciado mas que a gente procrastina para começar?

Segundo o seu idealizador, Jake Knapp, o Design Sprint é um processo em cinco dias, utilizando técnicas do Design Thinking, com o objetivo de reduzir o risco ao trazer um novo produto, serviço ou recurso ao mercado:

Em cada um dos dias ou etapas, propõe-se a utilização de várias técnicas combinadas do Design Thinking que, ao final da semana, chega-se a uma proposta de solução estruturada ou o teste de uma ideia:

  • SEGUNDA-FEIRAEntendimento do contexto / mapeamento. Neste dia, as pessoas envolvidas se reúnem para mapear problemas através de vários brainstormings estruturados e dinâmicas para identificar qual vai ser o foco da atuação deles.
  • TERÇA-FEIRA: Divergir / esboçar. Os participantes então buscam ter seus próprios entendimentos, fazem ajuste de ideias, aprimoram conceitos.
  • QUARTA-FEIRA: Convergir / decidir. Como que contando uma história, os participantes são convidados a entender o contexto da sua persona, sua jornada e a focar na solução que eles têm a intenção de construir.
  • QUINTA-FEIRA: Construção / protótipo. Neste dia, os participantes construirão uma solução com suas mãos: com lego, papel ou até mesmo um protótipo navegável. A ideia é construir sua solução para que ela possa ser validada na próxima etapa.
  • SEXTA-FEIRA: Teste  / validação da ideia. Apresentação da solução (com suas características bastante embasadas), pitch de ideias e entrevista dos envolvidos para verificar se a solução atende ou não a proposta.

O conjunto de técnicas utilizadas nas etapas pode variar de uma empresa para outra e cada uma utiliza aquelas que fazem sentido para si. É essa combinação de técnicas que chamamos de framework – por isso que há  tantas empresas fazendo Design Sprint de formas diferentes.

A principal característica que diferencia o Design Sprint dos demais frameworks é que ele é realizado com um olhar de design, ou seja, da experiência que se deseja desfrutar e com a empatia de buscar o entendimento da necessidade do cliente

Em outras palavras, o Design Sprint é um Design Thinking mais rápido, para testar uma ideia antes de implementá-la, trazendo as várias pessoas envolvidas no contexto para uma convergência de entendimento.

Referências bibliográficas:


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