Dia Mundial da Saúde com o Movimento Vacina Brasil

Amanda Tiemi Nakazato

07 abr, 2022 ● 1 minuto

Relembre algumas campanhas de saúde promovidas no 1º quadrimestre de 2022

No dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Para comemorar a data, que tal lembrarmos das campanhas de saúde deste ano?

Diversas campanhas foram lançadas nesse primeiro quadrimestre de 2022, como a vacinação contra covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos; a prevenção à gravidez precoce; o tratamento do infarto agudo do miocárdio; e o enfrentamento da hanseníase.

A ação mais recente é a campanha de vacinação contra gripe e sarampo, que teve início essa semana. A primeira etapa vai até o dia 30/04, tendo como público-alvo os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde.

Em seguida, a segunda etapa ocorre entre os dias 2 de maio e 3 de junho, vez das crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores da rede de ensino pública e privada; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; entre outros.

Anote aí: o profissional da saúde que não tenha tomado o imunizante contra sarampo e as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos podem tomar as duas vacinas de influenza e sarampo no mesmo dia!

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitar novos óbitos e uma possível pressão sobre o sistema de saúde.