Confira como tornar sua comunicação mais assertiva
A equipe do Radar IBEGESP já publicou um texto sobre Comunicação Assertiva. Nele explicamos como distinguir assertividade e agressividade.
Agora, para que você saiba como aplicar esta assertividade na maneira como se comunica, confira exemplos e dicas para melhorar o seu padrão de comunicação
- Exemplo de Comunicação Sem Assertividade
Se direcionar a um colega de trabalho falando: “Você é muito bom, mas este trabalho não está bom. Refaça!” ou “Este trabalho está muito distante do solicitado. Peça ajuda e refaça-o.”
Como transmitir esta mesma informação de forma assertiva?
Busque estabelecer um canal recíproco de comunicação: “O resultado não saiu como eu esperava. O que você entendeu que deveria ser feito? O que podemos fazer para ajusta-lo?” ou “Este trabalho não está dentro das expectativas. Eu esperava que você fizesse este levantamento seguindo o padrão X.”
- 2. Exemplo de Comunicação Sem Assertividade
Se direcionar a um colega de trabalho falando: “Estou sobrecarregado, não dá para ser assim.”
Como transmitir esta mesma informação de forma assertiva?
Busque apresentar uma solução ao expor o problema: “Não estou desempenhando meu trabalho como gostaria, pois estou sobrecarregado. Existe a possibilidade de mais alguém ser contratado para esta função ou de redistribuirmos as atividades?”
Como você pôde perceber, falar com assertividade não é economizar palavras, mas comunicar-se respeitosamente e de forma clara. Ao se comunicar assertivamente no ambiente de trabalho conseguimos três grandes conquistas: 1) Motivação e Engajamento; 2) Otimização da relação entre esforço e tempo dispendido; 3) Facilidade na administração de conflitos.
A assertividade na comunicação é importante em todos os setores de serviço. Por este motivo, é importante lembrar que quando se trata de manter um tom assertivo, não pode haver diferenças hierárquicas: todos merecem receber informações claras e todos precisam saber se comunicar com clareza.
Agora que você já sabe como se comunicar com assertividade, analise o modo como você se comunica diariamente. Será que você consegue transmitir informações de maneira clara? Lembre-se que a comunicação assertiva é direta, honesta e contextualizada. Não perca tempo e pratique-a!
Autor:
Marina Macedo RegoTags:
Boas Práticas, Comunicação, Gestão Pública, Notícias