Separamos algumas dicas para você começar hoje mesmo
Por conta da pandemia, ganhou ainda mais força a necessidade do gerenciamento humanizado nas equipes de trabalho. Visando o bom desempenho das atividades profissionais mesmo com as novas rotinas impostas pelo isolamento social, para muitos líderes se tornou urgente aplicar um sistema que alie produtividade e bem-estar dos colaboradores.
E como implementar esse processo de maneira eficaz? Vamos te ajudar nisso e mostrar como é possível colocar a humanização em prática, para além do período da pandemia!
Na gestão humanizada, como o próprio nome já revela, a prática das relações profissionais associa os objetivos da empresa ao cuidado de tornar o ambiente de trabalho mais saudável (mesmo que virtual). Maior flexibilidade e a noção de pertencimento são importantes neste processo.
Entre os pontos básicos para alcançar isso está a proximidade entre líderes e profissionais. Não precisa ser íntimo, mas sim empático! Assim, alguns processos podem ser adaptados às necessidades dos colaboradores, o que traz possibilidades de ganhos para equipes, gestores e instituições. Muitas vezes, uma pequena mudança num planejamento equivale a um grande suporte emocional aos envolvidos.
Os líderes com foco na gestão humanizada conduzem as equipes, solicitam atividades, cobram resultados, analisam os processos, dão e pedem feedbacks de olho nas entregas e no bem-estar de seus liderados. Isso, sem dúvida, gera mais segurança e torna as relações mais abertas ao diálogo – fator essencial neste modelo de gestão.
Para facilitar, aqui separamos também alguns pontos básicos para você começar hoje mesmo a gerir de forma humanizada:
- Observe: busque observar seus colaboradores, suas necessidades no ambiente de trabalho e como a liderança pode ajudar para que suas demandas não sejam um sacrifício diário.
- Aproxime-se: é um ponto fundamental para uma boa relação de confiança entre colaboradores e gestores. Essa possibilidade tem que ser colocada em prática pelos líderes, que precisam fazer com que as equipes se sintam à vontade para se expressar e percebam que podem contar com o apoio de seus gestores.
- Adapte: apesar de ser uma questão complexa, é parte essencial da gestão humanizada. Os gestores precisam ser flexíveis, com a mente aberta para adaptar processos, receber ideias, transformar conceitos e impactar positivamente o ambiente de trabalho.
- Capacite: humanizar é também perceber e estimular o bom desenvolvimento profissional dos colaboradores. Incentivar que busquem aprimoramento é fundamental para que cada indivíduo se sinta estimulado a melhorar seu desempenho e, por consequência, o da equipe.
- Engaje: um gestor que se mostra engajado em melhorar as relações profissionais e o ambiente de trabalho, transforma positivamente até a vida pessoal do colaborador. E isso faz com que as entregas e o comprometimento sejam cada vez mais satisfatórios.
- Tenha empatia: medida básica para analisar e entender as necessidades e atitudes de cada colaborador. Busque assimilar sem julgar, se colocar no lugar de outro de maneira mais compreensiva possível e, como líder, procure soluções que tragam benefícios mútuos.
- Dialogue: divida expectativas, preocupações, opiniões, contextualize as solicitações e cenários. Algumas demandas podem parecer óbvias para quem está na posição de liderança, mas nem sempre são para os membros da equipe. O diálogo é a chave para uma gestão com grandes parcerias entre gestores e liderados.
Com esse passo a passo, você pode colocar em prática a partir de hoje uma gestão humanizada e focada em ambientes mais saudáveis e produtivos. E para ter ainda mais embasamento, te indicamos nosso programa Orientação Dirigida, em que os líderes fazem uma autoanálise, entendem o perfil dos liderados e a melhor forma de se comunicar com eles. Além de apurarem como resultados e acolhimento estão intimamente conectados. Vale muito a pena!
Mas não vamos parar por aqui! A redação IBEGESP está de olho em conteúdos que possam contribuir com sua jornada. Então, clique e acesse um conjunto de materiais sobre humanização.
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Até a próxima!
Autor:
Marina Macedo RegoTags:
Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas