Confira o artigo da Profª Dra. Luiza Helena da Silva Christov e Prof° Drº Hermes Talles dos Santos Bruniere
Os desafios colocados para a gestão municipal em todas as áreas exigem a composição de equipes cujos profissionais sejam capazes de fazer análises de necessidades existentes e planejamento competente para uma intervenção que qualifique os serviços prestados.
A formação continuada torna-se política necessária para valorizar os profissionais e também promover atualizações técnicas para que possam replanejar práticas a partir de reflexões com seus pares, formadores e autores, otimizando assim a qualidade do serviço público prestado.
No caso específico da política educacional dos municípios, a lei impõe a garantia e o acesso à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A formação continuada de diferentes profissionais visa justamente aprimorar e qualificar o desenvolvimento curricular da rede municipal para a aprendizagem e os resultados dos estudantes.
A equipe de profissionais da educação nos municípios, geralmente, é composta por supervisores, diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, assistentes de apoio escolar, professores e funcionários de apoio em geral que atuam direta ou indiretamente fora e dentro da sala de aula e, por isso, precisam de formações para aproximá-los entre si e alinhar orientações e demandas previstas em documentos oficiais municipais, estaduais e federais.
A formação continuada de todos esses profissionais garante a atualização e o aperfeiçoamento em processos de reflexão de natureza prático-teórica para que o fazer de cada um possa ser analisado, questionado, aperfeiçoado e registrado de forma a explicitar avanços e conquistas que, por sua vez, ao serem divulgados em seminários internos ao município ou em congressos estaduais, nacionais e internacionais consigam ensinar outros educadores e valorizar interna e externamente a rede educacional como um todo.
Esse processo formativo pode contar com diferentes ações:
- Grupos e estudos permanentes organizados por supervisores e diretores;
- Grupos de estudos entre coordenadores pedagógicos;
- Cursos oferecidos aos professores e organizados por profissionais internos à rede municipal;
- Programas de formação com consultores especialistas;
- Programas de formação em parceria com universidades para cursos de especialização ou mestrados profissionais.
- Parceiras com grupos de pesquisa regionais presenciais ou a distância.
O mais importante é que todos os programas de formação sejam articulados com os profissionais educacionais de toda a rede municipal, sendo assim voltado às suas necessidades formativas. Os programas de formação continuada partem dos projetos pedagógicos das escolas e da rede como um todo. Ou seja, os consultores não impõem modelos que não interessam ao projeto dos educadores e à comunidade escolar municipal, garantindo assim o sucesso e a compreensão do projeto formativo.
Além disso, esse sucesso se efetiva através de um ciclo formativo: supervisores contam com a oferta da formação continuada a diretores; e diretores e coordenadores garantem reflexão e formação permanente aos professores.
Vale lembrar que os programas de formação devem ser vistos como política de estado e não de cada governo, de forma que se possa avaliar cada programa, preservando aquilo que qualifica efetivamente os profissionais e a educação, modificando ou descontinuando práticas que não são adequadas ao desenvolvimento da melhoria da rede educacional municipal por meio da formação, aprendizagens e ensino.
Em síntese, um projeto de formação em serviço exige:
- Abordagem prático-teórica;
- Oportunidade de os profissionais se encontrarem com seu potencial analítico e criativo;
- Constituir-se em política de estado e não de governo;
- Explorar o potencial formativo da própria rede;
- Compromisso com referências e projetos pedagógicos das escolas municipais.
Autoria: Profª Dra. Luiza Helena da Silva Christov e Prof° Drº Hermes Talles dos Santos Bruniere
Autor:
Luiza Helena da Silva Christov e Hermes Talles dos Santos BruniereTags:
Matérias, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas