Fuja do senso comum: os servidores públicos também enfrentam dificuldades!

01 set, 2020 ● 5 minutos

Separamos 4 desafios muito comuns para você refletir!

Quando pensamos na carreira dos servidores públicos, as primeiras coisas que vêm à nossa mente são seus aspectos positivos: eles têm estabilidade após 3 anos de exercício (estágio probatório), possuem melhores salários, recebem adicionais e gratificações, têm condições melhores de aposentadoria, entre outros direitos e benefícios.

Porém, a gente sabe que nem tudo são flores, não é mesmo? Muitas das nossas convicções acerca do funcionalismo público partem do senso comum e generalizações, e é exatamente por isso que o objetivo desse post é te fazer refletir sobre as dificuldades que os servidores enfrentam em seu dia a dia de trabalho para que aquele serviço ou política pública chegue até você. Já parou para pensar nisso? Não?

Então confira a seguir 4 desafios enfrentados pelos servidores públicos que separamos para você, leitor!

#1 Contornar o estigma de que os servidores são ociosos

Seja sincero: quantas vezes você, pessoas conhecidas ou próximas disseram ou ouviram, sem maiores reflexões, que os servidores públicos são, em razão da sua estabilidade, todos ociosos, acomodados e que trabalham durante anos sem qualquer esforço ou dedicação?

Para mudar este cenário é preciso que servidores exponham suas atividades e ações – lembre-se: as redes sociais existem também para te ajudar -  e busquem formações que ajudem contornar as dificuldades e entraves da Administração, como por exemplo uma Orientação Dirigida.

O fato é que tem muita gente trabalhando duro e isto precisa ser compartilhado. Não generalize: existem bons e maus profissionais em todas as áreas!

#2 Baixa de recursos

Perguntamos logo no início do texto se você já havia parado pra pensar nas dificuldades enfrentadas para que determinado serviço ou política pública chegue até você e aqui está uma delas: a escassez de recursos públicos – sejam eles financeiros, estruturais, tecnológicos ou até mesmo – vejam bem – de pessoas!

Sim!! Muitas vezes um órgão público possui uma ou poucas pessoas que precisam dar conta de inúmeros fluxos e processos de um determinado setor, diante de poucos recursos estruturais e tecnológicos para tanto, como cadeiras, mesas, computadores, etc.

Para além disso, a gente sabe que o Brasil possui dimensões continentais. Imagine só que grande parte dos municípios brasileiros são de pequeno porte e todos eles sofrem com a baixa arrecadação, dependendo financeiramente das transferências intergovernamentais, o que certamente repercute na rotina de trabalho dos servidores e, consequentemente, na concretização de serviços e políticas públicas.

#3 Processos de integração negligenciados

Já falamos neste artigo sobre a importância da integração dos ingressantes da Administração Pública para a otimização dos serviços. Um correto processo de integração pode acarretar muitos benefícios:

  • Sentimento de pertencimento à organização;
  • Conhecimento da cultura organizacional;
  • Quebra das barreiras de comunicação;
  • Evita atrasos e retrabalhos;
  • Concentra informações;
  • Fomenta a motivação e o acolhimento.

No entanto, apesar da sua importância, muitas vezes esse processo é negligenciado e não é feito da forma correta, trazendo impactos negativos à Administração, vez que os ingressantes se sentem desmotivados e pouco engajados com relação aos seus pares e objetivos da organização, fatores que podem levar a equívocos, à baixa produtividade e ao desperdício dos recursos públicos já escassos.

#4 Descontinuidade administrativa no setor público

Já parou pra pensar que os políticos vêm e vão e os servidores públicos, principalmente os do nível tático e estratégico, devem continuar exercendo as suas funções apesar dessa troca de políticos e partidos? Pois é, esse também é um baita desafio a ser enfrentado pelos servidores e nós falamos especialmente sobre esse assunto nesse artigo!

Viram só? É muito importante que a gente sempre reflita sobre as reais dificuldades e desafios enfrentados pelos servidores públicos, que muitas vezes empreendem esforços gigantescos, como a baixa de recursos públicos, falta de integração e descontinuidade administrativa, para que serviços básicos cheguem ao público.

E é exatamente por reconhecer a importância da sua valorização que o IBEGESP trabalha a cada dia para desenvolver capacitações e soluções que sejam capazes de melhorar o seu dia a dia de trabalho na Administração Pública, servidor!

Acesse agora o nosso site e escolha as soluções mais adequadas para você e sua organização!