Gestor, você se considera um líder motivado?

04 ago, 2020 ● 3 minutos

Veja como o IBEGESP pode colaborar no desenvolvimento de sua carreira de liderança

Os cargos de “liderança” ganharam ainda mais destaque e importância nestes tempos de coronavírus. Foram os líderes que conduziram e implementaram as ações com foco na condução de um período completamente desconhecido, como a quarentena, isolamento social, enfrentamento e combate à pandemia.

Em questão de dias, todos os olhos se voltaram para as ações orquestradas pelos líderes e isso fez com que as competências e habilidades deles fossem questionadas ou evidenciadas de maneira intensa e, sobretudo, com observação constante dos resultados.

O desafio foi lançado e a questão do desenvolvimento de líderes do setor público entrou em foco novamente. E você, gestor, se sentiu motivado a partir de então?

A liderança é uma posição que exige atenção para mudanças conforme as necessidades das atividades, do setor e até mesmo da sociedade. Não há como executar uma boa gestão sem visar a melhoria contínua da prestação do serviço e focar na constante atualização profissional.

Apesar desta evidente importância, pouco se investiu até aqui em capacitação e preparo de líderes e gestores públicos. Atualmente, com o isolamento social e a necessidade de demandar ações de forma remota, não só o desarranjo técnico como também a falta de investimento na formação de líderes se mostrou o ponto fraco para o enfrentamento da situação.

Esta questão em vez de incentivar pode acabar desmotivando o servidor, que percebe no dia a dia seu próprio despreparo e pouco incentivo no desenvolvimento das habilidades para sua função.

De acordo com o Relatório de Pesquisa sobre Contratação de Soluções Inovadoras pela Administração Pública, publicado em 2019 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), 52,1% dos servidores públicos consideram que os gestores não têm perfil inovador. Ou seja, para a maioria esta função está sob o comando de profissionais que não irão agregar ideias e nem colaborar no desenvolvimento de novas frentes para a Administração Pública.

E o que é preciso para apresentar uma característica inovadora e colaborativa? Ter motivação para ampliar o horizonte profissional, desenvolver a carreira e, principalmente, contribuir para a construção de um serviço público moderno e eficiente. Em tempos de crise, como o vivido neste momento, se faz necessário o preparo para ações urgentes e assertivas, com uma liderança capaz de conduzir a equipe de maneira firme, organizada, humanizada, ativa e produtiva.

É isso que todos esperam dos líderes e o IBEGESP tem a certeza de que você, gestor, concorda com este tipo de comportamento e tem condições de se desenvolver para executar um trabalho transparente e com excelência.

Para isso, temos a Orientação Dirigida, criada para te conduzir a este novo conceito de liderança, com conteúdo voltado à abordagem dos novos patamares e comportamentos que trazem eficiência e bons resultados para gestores atuais, suas equipes e, por consequência, para a sociedade.