Instituições Federais de Ensino colaboram no combate à pandemia

01 jul, 2020 ● 2 minutos

Você pode ter acesso às informações sobre as diversas atividades desenvolvidas em todo o país no enfrentamento à Covid-19

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, ficou mais evidente a importância das escolas, sobretudo da educação e seu impacto em todas as esferas da sociedade.

A preocupação com a suspensão das aulas, com as atividades econômicas, com a propagação do vírus, a previsão de colapso na área da saúde desafiou a todos os setores da administração pública e privada. E, com isso, fez surgir também diversas soluções e oportunidades para que a pandemia não alcançasse níveis e números que levassem o Brasil à calamidade.

Uma dessas medidas foi a parceria do Ministério da Educação (MEC) com universidades, institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II para a criação de um Portal de monitoramento das principais ações destas entidades no combate ao coronavírus.

Ao acessar, o usuário encontra um painel com o trabalhos realizados pelas instituições, que estão com grande parte das atividades suspensas mas, mesmo assim, desenvolvem ações voltadas ao enfrentamento à pandemia, como produção de álcool em gel, fabricação e distribuição de equipamentos de proteção individual, teleatendimento para orientação e esclarecimento à população e até mesmo empréstimo de equipamentos.

De norte a sul do país, há instituições federais de ensino superior envolvidas na criação de atividades que possam, de alguma forma, colaborar diretamente na luta contra a pandemia, seja com pesquisa para o desenvolvimento da vacina e assessoramento aos órgãos de saúde, seja no amparo à população.

Mais uma vez, a educação, o ensino e a aprendizagem se mostram como grandes alicerces para o desenvolvimento contínuo, assertivo e colaborativo não só dos principais envolvidos, mas também para o benefício da sociedade.

O IBEGESP tem convicção desse poder e utiliza a educação como instrumento para disseminar as boas práticas e gerar soluções.

E você, gestor público, já parou para refletir como ações com base na educação mudaram algum cenário?