Integrando os ingressantes da Administração Pública

27 ago, 2020 ● 3 minutos

Entenda como a integração otimiza o serviço público

Qual a sensação de chegar em um lugar e aprender na “raça” o que precisa ser feito? E qual o prejuízo de aprender com o colega “errado”? Quanto tempo e dinheiro se perdem com uma pessoa conhecendo os processos aos poucos?

Integrar é tão importante que já desenvolvemos projetos presenciais e EaD para receber centenas de profissionais da Administração Pública direta e indireta como, por exemplo, na ARTESP, ARSESP e na FIDI. Com base nessa experiência, vamos listar 3 benefícios da integração, mas pode nos contar se você enxerga mais algum ;-)  

#1 – Alinhando teoria e prática

Pedro estudou durante mais de um ano para passar em um concurso público. Ele achava que prestar o processo seletivo seria o mais difícil e que após a aprovação, nenhum desafio seria tão grande. Foi então que tomou posse! Logo na primeira semana de trabalho, Pedro percebeu um fato inquestionável: a teoria que ele tinha aprendido para passar no concurso, não ajudava na prática de seu serviço cotidiano.

Algo parecido aconteceu com Laura! Ela tinha ampla experiência no serviço que iria prestar na Gestão Pública e foi por isso que conquistou um cargo comissionado. Mas faltava à Laura a experiência prática para entender os fluxos de trabalho próprios da Gestão Pública.

Você consegue imaginar como um processo de Integração ajudaria o Pedro e a Laura? É simples! A integração permite:

  • Explicar aos ingressantes os fluxos técnicos de seu trabalho;
  • Alinhar expectativas sobre o que é esperado;
  • Expor a cultura do órgão público em questão;
  • Alocar os ingressantes nas áreas em que possuem mais afinidade e conhecimento.

 

#2 – A primeira impressão é a que fica

Agora imagine que o Pedro e a Laura assumiram seus cargos e não tiveram acesso a informações consolidadas sobre o que era esperado deles, o que deveriam fazer, quem era a equipe com quem trabalhariam e como funcionava o dia a dia da instituição. Isso já é capaz de desmotivar o ingressante ou fazê-lo sentir-se desamparado, certo? Neste sentido, uma integração auxilia a:

  • Acolher os novos profissionais;
  • Dar uma 1ª impressão alinhada ao que se espera para o futuro do órgão público;
  • Padronizar o tipo de informação que será passada aos novos ingressantes;
  • Gerar sentimento de pertencimento.

#3 – Integrar o novo é também cuidar do antigo

Se a Laura e o Pedro não tiverem suas dúvidas esclarecidas em um 1º momento, com certeza afetarão o restante da equipe, certo? Para além disso, se os ingressantes já tiverem contato com os valores esperados da instituição, podem transmiti-los com maior facilidade para colaboradores já antigos que ainda não tinham assimilado essas perspectivas para o futuro. Por isso, lembre-se que a integração permite:

  • Semear os valores do órgão entre os ingressantes e colaboradores antigos;
  • Otimizar o fluxo de trabalho;
  • Facilitar o entrosamento da equipe.

E aí? Concorda conosco de que integrar os novos servidores é essencial para a Gestão Pública? Para conhecer outros benefícios da integração, clique aqui e leia mais um artigo sobre o assunto!