Descubra o que há de mais importante:
Devido à sua complexidade e importância, é muito comum nos depararmos com gestores públicos confusos sobre como funciona uma licitação. E nós do IBEGESP sabemos que estar à frente da elaboração e realização de procedimentos licitatórios não é nada fácil, principalmente em um momento de crise, durante a qual surgem novos regramentos para tentar tampar os buracos da legislação tradicional sobre o tema, que não abarcava a situação imprevisível pela qual se está passando.
Apesar de não ser fácil, as necessidades de contratação existem e, com a finalidade de atendimento aos interesses públicos, elas precisam ser concretizadas. Pensando nisso, a redação Radar IBEGESP preparou 2 dicas para que você, gestor público, entenda como funciona uma licitação, ficando apto a aplicar com sucesso os seus conhecimentos em futuras contratações do seu órgão. Confira!
#1 Primeira dica para ter sucesso em uma licitação: foco no planejamento!
Quem não entende muito do universo das compras públicas pode pensar que a licitação consiste apenas na etapa em que os interessados se reúnem – de forma presencial ou eletrônica – para a sessão pública visando a aquisição de televisores para um município ou de merenda para os alunos de determinada escola pública, por exemplo.
No entanto, é importante frisar que os procedimentos licitatórios são divididos em 2 fases: a interna e a externa, que se inicia com a publicação do aviso de licitação. Assim, até a publicação do instrumento convocatório tem-se a fase interna, cuja realização é extremamente relevante para o sucesso de uma licitação, sabia?
É nessa fase que devem ser respondidas as seguintes questões:
É por meio dessas respostas que será possível a escolha da modalidade licitatória, dos quantitativos do objeto a ser contratado, das obrigações das partes, informações essas que auxiliarão na construção de um bom edital e seus anexos, alcançando-se assim a vantajosidade nas contratações realizadas pelos órgãos públicos!
#2 Segunda dica para ter sucesso em uma: atenção na definição do objeto!
Outra etapa imprescindível – e que está inserida na etapa do planejamento – é o descritivo do objeto a ser contratado por meio do procedimento licitatório que você está elaborando. Nesse sentido, o objeto deverá ser descrito de forma objetiva e suficiente para o atendimento dos interesses da Administração.
Uma descrição de objeto realizada às pressas, sem a devida cautela, pode acarretar graves prejuízos nas etapas posteriores do procedimento de contratação:
- Se for insuficiente, incompleta ou genérica pode dar margem para o fornecimento de bens ou serviços que não serão capazes de atender às necessidades da Administração com a eficiência pretendida;
- Se for detalhada em excesso pode acarretar o direcionamento da licitação para algum fornecedor específico, restringindo a necessária competitividade dos certames licitatórios, o que é vedado por lei.
#3 Ainda em dúvidas sobre licitação? O IBEGESP pode te ajudar!
A gente sabe que qualquer falha durante as etapas de um procedimento licitatório poderá gerar inúmeros entraves:
Assim, o IBEGESP tem desenvolvido capacitações na área de contratações públicas que focam no seu planejamento:
- O curso intensivo “Elaboração de Projeto Básico, Memorial Descritivo e Termo de Referência”. Clique aqui para saber mais.
- curso intensivo Compras Públicas: planejamento e procedimentos”. Clique aqui para saber mais.
Possui interesse ou dúvidas acerca dessas opções? Entre em contato conosco por meio do nosso site e converse com nossa equipe comercial.
Juntos podemos desenhar a solução ideal para a realidade do órgão público em que você atua!
Veja mais: Compras Públicas - Modelo de Planejamento Estratégico - Finanças Públicas - Licitações
Autor:
Isabela MontoroTags:
Licitações e Contratos, Matérias