Ministério da Saúde combate as fake news sobre a Covid-19!

Viviani Alves

16 set, 2021 ● 1 minuto

Quadro no canal do YouTube do órgão esclarece sobre notícias que circulam pela internet

O Ministério da Saúde criou, em sua página do YouTube, o quadro “Real Oficial”, que investiga e informa se notícias que circulam na internet sobre a pandemia são fato ou fake.

No primeiro episódio, o internauta é esclarecido de que é falso um e-mail, aparentemente do ConecteSUS, com a convocação para uma dose extra da vacina contra a Covid-19. Na mensagem, há links para visualização do cadastro e cartão do usuário, o que leva a páginas não relacionadas ao Ministério da Saúde!

O “Real Oficial” também checou o conteúdo de mensagens que circulam por aplicativos de conversas. Uma delas cita que a imunização pode afetar a fertilidade masculina e outra diz que pessoas já vacinadas são maioria nos casos graves da doença. O Ministério da Saúde, por meio de vídeos curtos e objetivos, esclarece se são fake news.

Essas e outras medidas são de extrema relevância para combater a circulação de informações enganosas. E você também pode fazer sua parte, se atentando a pequenos detalhes:

  • Não encaminhe mensagens de origem duvidosa;
  • Verifique se grandes meios de comunicação também veicularam o fato;
  • Procure a data original da publicação;
  • Muito cuidado quando o título for alarmante e “exclusivo”;
  • Para sua segurança, antes de clicar em links enviados, pesquise no site oficial da organização;
  • Depois de tudo isso, se continuar na dúvida, não passe a informação adiante!

O IBEGESP faz esse alerta e ressalta a importância do combate às fake news, sobretudo dentro da administração pública. Isso vale para a segurança digital e também para evitar a disseminação de notícias mentirosas, que tanto prejudicam as gestões.