Motivação e propósito: é possível disseminar?

19 fev, 2020 ● 4 minutos

Entenda o que estes conceitos podem significar na Administração Pública

A Redação do Radar IBEGESP está acostumada a dar profundidade a temas que muitas vezes são tratados de maneira superficial. E desta vez não será diferente! Falaremos um pouco sobre um assunto que é muito discutido, mas tratado quase sempre de forma superficial: propósito e motivação.

Ao longo de nossas carreiras, todos percebemos que estas duas palavras tomam conta das conversas no ambiente profissional. Se um funcionário está desanimado com seu trabalho, não há quem hesite em o chamar de desmotivado. Se uma instituição está atrás de um novo colaborador, todos se preocupam em mapear o propósito dos candidatos. Mas será que sabemos o que estamos buscando quando falamos em propósito e motivação?

O erro mais frequente que percebemos quando alguém emprega estas palavras para falar de um profissional, é a profunda individualização dos termos. Como se propósito e motivação fossem aspectos próprios de um indivíduo – quase como se tivessem nascido com ele. Todo profissional da área da educação ou gestão de pessoas, no entanto, sabe o papel fundamental das medidas educativas: motivação e propósito requerem, necessariamente, algum estímulo.

Entender o papel fundamental de estimular as pessoas pode levar, no entanto, a outro erro comum: acreditar que apenas componentes externos são capazes de motivar uma pessoa. O que se vê na prática é que estar motivado ou ter um propósito também requer uma série de fatores individuais, para além do estímulo externo.

Diante deste cenário complexo, o que um profissional deve fazer para disseminar para sua equipe o propósito e a motivação da Administração Pública? Confira 5 dicas!

  1. Expor o impacto social do setor público

Lembre-se que o servidor tem um trabalho que é direcionado ao bem-estar do cidadão.

  1. Reforçar o caráter universal da Administração Pública

É importante ter em mente que o trabalho na Administração Pública não é direcionado a um grupo seleto de pessoas, mas a todos que compõem a sociedade.

  1. Refletir sobre o significado de “servidor(a)”

Muitas vezes podemos perder de vista o significado de servidor(a) ou encará-lo como sinônimo do que é servil. Mas e se pensarmos neste termo a partir da ideia de estar a serviço da população?

  1. Interiorizar o significado de público

Um erro comum que todos cometemos ao longo da vida é pensar no que é público como algo que não é de ninguém. E se interiorizarmos que o que é público é de todos? É nosso?

  1. Pensar a longo prazo

No serviço público pode ser difícil implantar soluções rapidamente, mas é preciso ter em mente que cada medida tomada terá impacto a longo prazo.

Estas 5 dicas conseguem mostrar que propósito e motivação para trabalhar na Administração Pública não faltam, não é mesmo? É capaz que elas não toquem a todos, afinal as pessoas possuem aspirações e expectativas diferentes e isto não é, de forma alguma, um problema. Mas a questão importante é que muitos destes fatores de motivação podem ser esquecidos em nossa rotina, mesmo quando nos sensibilizam pessoalmente e movem nosso propósito profissional.

Para estes momentos, fica uma dica: e se uma vez por mês você tiver o compromisso de listar, em conjunto com a sua equipe, um propósito para atuar na Gestão Pública? Não se esqueça de compartilhar os resultados com a redação do Radar IBEGESP!