NESAP 2019

Redação Radar

22 set, 2019 ● 1 minuto

Carta ao Leitor

O Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública fundou em 2019 o Núcleo de Estudos do Servidor e da Administração Pública. O presente periódico científico é fruto desta iniciativa.

Um dos desafios mais definidores da sociedade brasileira - e frequente objeto de estudo da Ciência Política - se concentra na evidente incompatibilidade entre teoria e prática no que concerne à efetivação da cidadania. Tal discrepância é ainda mais marcante na Administração Pública do país: vê-se serviços públicos e direitos sociais
consolidados teoricamente, mas inacessíveis à considerável parcela da população nacional.

Diante deste cenário, como efetivar na prática garantias constitucionais? Como fazer com que direitos deixem de existir somente na teoria e se tornem a realidade cotidiana de todos os cidadãos? O NESAP foi fundado, justamente, para atuar diante deste desafio: acreditamos que a disseminação de produção científica de qualidade seja
essencial para a elaboração de ações direcionadas à valorização da Gestão Pública. Por este motivo, o periódico científico do NESAP é adepto da política de acesso livre e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente, de modo a contribuir para a democratização do conhecimento.

Com o objetivo de pluralizar o conteúdo sobre a Gestão Pública, trazemos, nesta primeira edição, artigos de diversas áreas de estudo. Ouvidorias Públicas, Gestão Escolar, Gestão de Desempenho e Capacitação de Servidores são alguns dos objetos de análise que compõem o presente periódico.

Desejamos a todos uma boa leitura e reafirmamos, uma vez mais, nosso compromisso com uma produção de conhecimento democrática e acessível.

Baixe a edição completa aqui!