NESAP 2020

Redação Radar

22 set, 2020 ● 2 minutos

Carta ao Leitor

Esta é a segunda edição do periódico científico do NESAP, o Núcleo de Estudos do Servidor e da Administração Pública. Esta publicação, que é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBEGESP), surgiu com o objetivo de aliar os conhecimentos acadêmicos à prestação de serviços públicos. E é possível dizer que desde o seu lançamento, em meados de 2019, a importância destas duas instâncias essenciais ao desenvolvimento social (a ciência e a Administração Pública) ganhou ainda mais destaque.

Isto porque lançamos este novo volume em um momento que sem dúvidas ficará marcado nas mais diversas narrativas históricas da humanidade e no qual o conceito de um serviço público universal ocupa um papel central. A crise decorrente da pandemia do novo coronavírus conseguiu evidenciar a relevância da ciência para a tomada de decisões assertivas e racionais e, simultaneamente, embaraçar-nos com a fragilidade de um mundo que se considerava dominado por inovações tecnológicas.

É possível refletir, diante deste turbulento cenário, sobre a necessária formulação de um novo paradigma científico, em que os saberes da ciência sejam fruto da reflexão coletiva e acessíveis aos mais variados grupos sociais e em que o negacionismo frente a estudos científicos seja ocupado pelo debate baseado em dados. O atual contexto também permite-nos pensar em uma reformulação do que se entende por Gestão Pública e no essencial serviço universal que deve ser direcionado aos cidadãos.

São justamente estes tipos de questionamento que os artigos presentes neste periódico científico trazem. Nesta edição debatemos temas como o controle social na era digital, a formação de gestores públicos, o poder discrionário do Estado, a admissão de novos gestores na área de compras públicas e até mesmo a melhora de desempenho em gestões municipais. Os estudos coadunam com a missão do NESAP ao lançar o relevante olhar científico ao
cotidiano da Administração Pública em um momento em que tanto a esfera do conhecimento quanto do serviço público se fazem mais importantes que nunca.

Boa leitura! Baixe a edição completa aqui!