Radar IBEGESP Dezembro 2018

13 set, 2021 ● 2 minutos

Carta ao Leitor

CARTA AO LEITOR O desafio do gestor não se esgota em se manter atualizado com as mudanças legislativas, é necessário estar pronto também para as mudanças comportamentais e sociais, para inovar e transformar a Administração Pública. E estamos abertos a mudanças? As Estatais estão se adaptando às alterações da Lei 13.303/2016, que trazem novos mecanismos de controle e transparência? E a Administração Pública, está apta a alterar seus critérios de análise de desempenho para critérios de mérito efetivos? O gestor público tem um olhar efetivamente focado na real vocação do município e se propõe a modificar procedimentos para alcançar melhores resultados econômicos e sociais? Ansiamos por cidades ágeis e tecnológicas, mas estamos todos hábeis a conviver e viver em uma sociedade com uso da inteligência artificial? Nesta edição vamos enfrentar estes temas e mostrar que é possível (e necessário) mudar para adotar novos e melhores comportamentos e procedimentos. Radar IBEGESP quer ajudar você a estar aberto a mudanças e inovações propositivas, pois acredita no aperfeiçoamento da Gestão Pública e principalmente na capacidade transformadora dos gestores públicos. Desfrute desta edição com nosso especial desejo de Boas Festas e de um 2019 repleto de mudanças positivas!

EDITORA-CHEFE Luciana Durand

EDITORA-EXECUTIVA Dolores Galvão Vilaça

CONSELHO EDITORIAL Ana Maria Viegas da Silva, Carlos Toledo, Dinorah Grotti, João Eduardo Lopes Queiroz, Luciana Accorsi Berardi, Márcia Walquiria Batista dos Santos

COLABORADORES Carolina Lagarin, Edson Coutinho, Marina Macedo Rego

JORNALISTA Fernanda Thomaz; [email protected]

DIAGRAMAÇÃO Elmefaria Design + Conteúdo

Administração e Finanças

Planejamento Orçamentário nas Estâncias Turísticas e nos Municípios de Interesse Turístico (MIT)

Quando focamos o olhar em munícipios, há que se entender os objetivos sociais que estes devem atender, como foco em seus munícipes, para se planejar uma gestão eficaz.

Licitações e Contratos

O QUE MUDA NA PRÁTICA COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

A Radar IBEGESP entrevistou com exclusividade o advogado, mestre em direito do Estado pela PUC/SP e professor de direito administrativo, Thiago Donnini, para esclarecer pontos polêmicos da nova legislação.

Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

GESTÃO DO DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO

Gestão de pessoas e recursos humanos

Boas Práticas

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MODELO EaD

IB COMPARTILHA

Mais Gestão

EU, ROBÔ?!

Como o uso da Inteligência Artificial e robôs está afetando a gestão pública no Brasil?