*Artigo de opinião
Confira como servidores públicos preparados contribuem para a melhoria dos serviços públicos
A importância da gestão de recursos humanos para a população é decisiva para a projeção e aceitação da comunidade que demanda atendimento de excelência, ficando assim satisfeitos com os servidores públicos.
O desenvolvimento e fortalecimento da gestão de recursos humanos dos servidores públicos visa melhorar o desempenho no cumprimento de suas funções, que deve ser acompanhado de qualidade, cordialidade e eficiência, tanto dentro da instituição quanto para prestar um atendimento de excelência à população que demanda o serviço.
Cabe às autarquias assegurar um excelente desempenho dos seus quadros e atingir níveis de gestão administrativa, assim devem formar os seus quadros e atualizá-los com as novas tecnologias para crescer intelectualmente como talento humano no município.
A Administração Pública, como ciência, estuda a atividade governamental, assim como a sociedade em seu desenvolvimento, desta forma contribui para propor modelos de gestão, proteção e distribuição de bens e assuntos públicos. No entanto, a Administração Pública é caracterizada por condições estatais, sendo assim uma qualidade do Estado e, portanto, só pode ser explicada através do Estado……
“Os estados e soberanias que existiram e tem autoridade sobre os homens, foram e são, ou repúblicas ou principados.” (Nicolau Maquiavel).
A administração é a parte mais ostensiva do governo, é o governo em ação, é o executivo operacional, é o seu aspecto mais visível. Ao analisar esses conceitos, identifica-se que é comum relacionar os conceitos de governo e Administração Pública, embora seja verdade que eles estejam intimamente ligados, ambos são inerentes um ao outro. Por exemplo, na Administração Pública a ação do governo reflete em seu trabalho, a fim de atender às necessidades básicas da sociedade.
Em sua essência, o serviço público entra na aspiração solidária de colocar à disposição de cada indivíduo, ao menor custo possível e em condições que garantam sua segurança, o aproveitamento da atividade técnica satisfatória da necessidade de caráter geral, em que cada um possa identificar sua própria necessidade. Essa teoria sustenta que o servidor público é obrigado a potencializar o tempo, bem como a atenção das pessoas que demandam o serviço, interagindo em todo o seu contexto com qualidade e eficiência.
Na Gestão Pública, a prestação de serviços é uma atividade que exige pensamento criativo, estratégico e prospectivo, tendo em vista que a satisfação das demandas cidadãs está sempre mudando e a percepção de satisfação é única. O nível local é o melhor cenário para a gestão dos serviços públicos, é o espaço onde todos os atores se reúnem naturalmente e onde se vivencia melhor a gestão dos governos.
As autoridades têm que reconhecer o protagonismo que assumem como provedoras e facilitadoras de serviços públicos e estabelecer vínculos entre atores e níveis de gestão. Nela, é necessária a utilização de sistemas que monitorem e avaliem as ações realizadas, estabelecendo metodologias e modelos para isso.
Para que as autarquias aceitem esta filosofia na gestão dos seus serviços públicos, é necessário o reforço e desenvolvimento de mecanismos que permitam a medição e avaliação dos programas, projetos e ações que desenvolvem. Assumir essas demandas leva à adoção de uma abordagem de gestão que contribui para:
- Fortalecer a esfera municipal como espaço fundamental para a tomada de decisões, melhorar a Gestão Pública e o acesso a um Estado efetivo.
- Adotar comportamentos criativos e eficazes que levem à obtenção de saltos quantitativos e qualitativos necessários à inserção no meio existente.
- Alcançar uma direção participativa baseada na articulação de interesses comuns e na articulação das prioridades dos vários atores com as prioridades da localidade.
- Criar e facilitar mecanismos e canais de participação onde os cidadãos desempenhem um papel fundamental.
- Promover e desenvolver a prestação de contas aos cidadãos sobre a gestão que se faz e a devida transparência que se exige na tomada de decisões.
- Fortalecer uma cultura de qualidade no atendimento com maior eficiência em suas ações.
- Assumir um papel de proposição, de iniciativa autônoma, de impulso, para promover o desenvolvimento endógeno.
Alcançar estas transformações implicará assumir metas quantificáveis no atendimento das demandas da cidadania, onde o monitoramento e avaliação dos serviços públicos constituem a base para a melhoria contínua da efetividade para o cidadão. A gestão dos serviços públicos em escala local deve gerar impactos que transformem a qualidade de vida do cidadão com valor acrescentado e, por outro lado, dispor de sistemas que acompanhem as ações tomadas e gerem alertas precoces, em caso de desvio no cumprimento das metas estabelecidas.
Com isso, responderemos às exigências da prestação de um serviço público eficiente e de qualidade ao cidadão, privilegiando não somente os funcionários e servidores públicos, mas fundamentalmente os consumidores dos serviços prestados pelas instituições do Estado.
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Autor:
Anderson KarvelisTags:
Gestão Pública, RH, Servidores Públicos