O papel do gestor frente aos desafios de uma sociedade globalizada

Anderson Karvelis

20 set, 2022 ● 4 minutos

*Artigo de opinião

Saiba qual é o perfil de Gestor valorizado no mercado de trabalho atual

O que é necessário para que o Gestor acompanhe o ritmo do crescimento globalizado?

Antigamente, as instituições procuravam por colaboradores que tivessem em seus currículos inúmeros cursos. Já o perfil do Gestor de hoje é aquele que se adapta e consegue sobreviver no mercado extremamente competitivo. Suas características comportamentais são mais valorizadas do que suas características técnicas. O Gestor de hoje se antecipa às necessidades de sua empresa, projeto ou mesmo de seu dirigente. Hoje necessitamos dar respostas às novas realidades, um desafio de produção de conhecimento, se concentrando no humano, na convivência e no resgate da ética.

Flexibilidade, conhecimento, criatividade, adaptabilidade e visão do futuro são qualidades imprescindíveis para o Gestor da atualidade. O profissional de hoje deve estar em constante mudança para adaptar-se ao perfil  do mercado em que atua, acompanhando as tendências e conjunturas, em contínuo processo de aprendizagem e aperfeiçoamento. É por causa da compreensão profunda das mudanças sociais e humanas e a busca por novas respostas que devemos entender a nova identidade do gerenciamento avançado e as mudanças do ambiente.

A alta concorrência, a exigência de maior valor agregado de produtos e serviços e a crescente valorização de ideias faz com que o grande diferencial nas organizações não seja medido somente pelo seu avanço tecnológico, mas também pela qualidade de seus profissionais.

Nesta era da informação, o Gestor possui uma habilidade extremamente valiosa, que é a de transformar o conhecimento de terceiros em resultados benéficos, para atingir os objetivos e metas da empresa. O Gestor deve ter conhecimento genérico de todas as áreas de uma empresa, não se limitando a uma única especialização e sendo capaz de se adaptar rapidamente a situações novas. Jamais deve parar de aprender, dar ênfase ao seu aperfeiçoamento pessoal de modo contínuo, ampliando seus conhecimentos em todas as áreas, mantendo-se aberto a novas experiências e aprendendo com os eventuais erros.

A nova gestão deve ceder poder para seguir em frente. O novo gestor tem que entender que seu novo poder transformacional não está no controle total, mas em sua distribuição, em sua semeadura para gerar novos tipos de valores agregados.

Nos dias atuais, o Gestor deve pensar de maneira ampla, absorvendo todos os passos de um processo, deixando de lado a setorização de origem. A instituição moderna não tem mais divisões entre áreas, devendo se unir para encontrar resultados econômicos globais para a empresa.

Para se adaptar ao mundo globalizado, o Gestor deve ser extremamente competente para participar dos projetos e decisões das instituições, sendo necessário para isso, manter-se constantemente atualizado, fazer valer sua inteligência emocional e sempre buscar a realização pessoal e profissional. A visão sistêmica fará com que o profissional consiga observar as interfaces de processos e resolver os problemas. O sucesso profissional será obtido através do constante aprendizado, não apenas o acadêmico, mas também o vivenciado no dia a dia, e de contínuas adaptações às velozes transformações da tecnologia, informação e linguagem universal.

Responsabilidade , excelência, compromisso, transparência, honestidade, entre outros são valores necessários para construir a nova gestão. O compromisso da nova gestão é sua excelência, focada em todos os desafios e na manutenção do desempenho.

A nova gestão deve ser avançada, não apenas por conta da tecnologia, mas por conta da compreensão profunda das mudanças sociais e humanas que ocorrem em nossas instituições. Para assim definir estratégias e canalizar ações que levem as instituições a atingir os objetivos pretendidos.


Autoria: Anderson A. Karvelis é natural de São Paulo, Mestre em Ciência Política, Pós-Graduado em Política e Sociedade, Pós-Graduado em Gestão de Projetos, Pós-Graduado em Administração Pública e Gestão Ambiental, MBA em Gestão Hospitalar e MBA em Administração em Recursos Humanos. Licenciado em Sociologia, Tecnólogo em Gestão Pública e Bacharel em Administração. Representante Institucional do Conselho Regional de Administração-SP.


*Os artigos aqui divulgados são enviados pelos redatores voluntários da plataforma. Assim, o Radar IBEGESP não se responsabiliza por nenhuma opinião pessoal aqui emitida, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade dos autores da publicação.