O que a gestão pública ganha com o Carnaval?

Amanda Tiemi Nakazato

22 fev, 2022 ● 2 minutos

Uma das festividades mais populares no Brasil é o carnaval. A celebração mobiliza as cidades que se preparam para receber os foliões nos blocos de rua e nos tradicionais desfiles das escolas de samba.

Para as principais capitais brasileiras, o período de festa representa uma movimentação na economia do município. No carnaval de 2020, por exemplo, a Prefeitura de São Paulo registrou um público de 15 milhões de pessoas e um impacto econômico de R$ 2,97 bilhões1

Após o cancelamento do carnaval ano passado por conta da pandemia, ficou evidente a importância do carnaval para a arrecadação e para geração de emprego nas cidades. Segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia do Rio de Janeiro deixou de movimentar cerca de R$ 5,5 bilhões em 2021 sem o carnaval.

Isso porque a folia beneficia quem trabalha no setor de serviços, comércio, turismo e cultura. E é fonte de sustento para uma cadeia de profissionais envolvidos na produção dos desfiles, como sambistas, compositores, costureiras, cenógrafos, artesãos, engenheiros de carros alegóricos, entre outros.

Além do impacto econômico, o carnaval é uma festa que tem relevância social, pois integra pessoas e promove o bem-estar de quem participa. É expressão cultural do povo, das comunidades. É também aprendizado para o público que conhece novas histórias ao cantar os sambas-enredo.

O evento traz uma movimentação à cidade não somente em fevereiro ou março, mas ao longo do ano todo que a indústria opera. Para a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, o carnaval não é um gasto de verbas, mas sim um investimento para o Estado, que resulta no crescimento do turismo e melhora da imagem da cidade no cenário internacional2.

Citação de Marcelo Guedes sobre o papel do poder público em investir no Carnaval

Assim, a administração pública também tem um papel a cumprir na viabilização do carnaval e apoio à cultura, seja no investimento à infraestrutura, segurança, organização do sambódromo, decoração e receptivo de turistas3.  

1 Dados retirados do portal de notícias da cidade de São Paulo. Confira a matéria aqui.

2 Saiba mais, clicando aqui.

3 Na opinião de Luiz Felipe Ferreira, coordenador do Centro de Referência ao Carnaval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Fonte: Carnaval Carioca: ausência de investimentos e sua importância para a gestão municipal.